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Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim

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Os gráficos ajudam a visualizar seus dados de uma forma que cria o máximo impacto para o público. Aprenda a criar um gráfico e adicionar uma tendência.

 
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Criar um gráfico

  1. Selecione dados para o gráfico.

  2. Selecione Inserir > Gráficos Recomendados.

  3. Selecione um gráfico na guia Gráficos Recomendados para visualizá-lo.

    Observação: Você pode selecionar os dados desejados e pressionar Alt+F1 para criar um gráfico imediatamente, mas talvez ele não seja o ideal para esses dados. Se não gostar de nenhum, selecione a guia Todos os Gráficos para ver todos os tipos.

  4. Selecione um gráfico.

  5. Selecione OK.

Adicionar uma linha de tendência

  1. Selecione um gráfico.

  2. Selecione Design > Adicionar Elemento Gráfico.

  3. Selecione Linha de Tendência e depois o tipo de linha de tendência desejado, como Linear, Exponencial, Previsão Linear ou Média Móvel.

Observação: Pode ser que parte do conteúdo deste tópico não seja aplicável a alguns idiomas.

Os gráficos exibem dados em um formato que pode ajudar você e seu público a visualizar relações entre dados. Quando você cria um gráfico, pode escolher vários tipos (por exemplo, um gráfico de colunas empilhadas ou um gráfico 3D de pizza destacada). Depois de criar um gráfico, é possível personalizá-lo com estilos ou layouts rápidos.

 

 
Conhecer os elementos de um gráfico

Os gráficos contêm vários elementos, como um título, rótulos de eixos, uma legenda e linhas de grade. Você pode ocultar ou exibir esses elementos e também pode alterar sua localização e a formatação.

Um gráfico do Office com textos explicativos

Texto explicativo 1 Título do gráfico

Texto explicativo 2 Área de plotagem

Texto explicativo 3 Legenda

Texto explicativo 4 Títulos de eixos

Texto explicativo 5 Rótulos do eixo

Texto explicativo 6 Marcas de escala

Texto explicativo 7 Linhas de grade

 

 

 
Criar um gráfico

É possível criar um gráfico nos aplicativos Excel, Word e PowerPoint. No entanto, os dados do gráfico são inseridos e salvos em uma planilha do Excel. Se você inserir um gráfico no Word ou no PowerPoint, será aberta uma nova planilha no Excel. Quando você salva um documento do Word ou uma apresentação do PowerPoint que contém um gráfico, os dados do Excel subjacentes do gráfico são automaticamente salvos dentro do documento do Word ou da apresentação do PowerPoint.

Observação: A Galeria de Pastas de Trabalho do Excel substitui o antigo Assistente de Gráfico. Por padrão, a Galeria de Pastas de Trabalho do Excel é aberta quando você abre o Excel. Na galeria, você pode procurar modelos e criar uma nova pasta de trabalho com base em um deles. Se não vir a Galeria de Pastas de Trabalho do Excel, no menu Arquivo, clique em Novo usando Modelo.

  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique na guia Inserir e depois na seta ao lado de Gráfico.

    Clique na guia Inserir e, em seguida, em Gráfico

  3. Clique em um tipo de gráfico e depois clique duas vezes no gráfico que você deseja adicionar.

    Quando você insere um gráfico no Word ou no PowerPoint, é aberta uma planilha do Excel que contém uma tabela de dados de exemplo.

  4. No Excel, substitua os dados de exemplo pelos dados que você deseja plotar no gráfico. Se você já tem os dados em outra tabela, pode copiá-los dessa tabela e colá-los sobre os dados de exemplo. Confira na tabela a seguir as diretrizes sobre como organizar os dados para se adequarem ao seu tipo de gráfico.

    Para este tipo de gráfico

    Organizar dados

    Gráfico de área, barra, coluna, rosca, linha, radar ou superfície

    Em colunas ou linhas, como nos seguintes exemplos:

     

    Série 1

    Série 2

    Categoria A

    10

    12

    Categoria B

    11

    14

    Categoria C

    9

    15

    ou

     

    Categoria A

    Categoria B

    Série 1

    10

    11

    Série 2

    12

    14

    Gráfico de bolhas

    Em colunas, posicionando valores x na primeira coluna e posicionando em colunas adjacentes os valores y correspondentes e os valores de tamanhos de bolhas, como nos exemplos a seguir:

    Valores de X

    Valor de Y 1

    Tamanho 1

    0,7

    2,7

    4

    1,8

    3,2

    5

    2,6

    0,08

    6

    Gráfico de pizza

    Em uma coluna ou linha de dados e uma coluna ou linha de rótulos de dados, como nos exemplos a seguir:

     

    Vendas

    1º trimestre

    25

    2º trimestre

    30

    3º trimestre

    45

    ou

     

    1º trimestre

    2º trimestre

    3º trimestre

    Vendas

    25

    30

    45

    Gráfico de ações

    Nas colunas ou linhas na seguinte ordem, utilizando nomes ou datas como rótulos, como nos seguintes exemplos:

     

    Aberto

    Alta

    Baixa

    Fechado

    1/5/02

    44

    55

    11

    25

    1/6/02

    25

    57

    12

    38

    ou

     

    1/5/02

    1/6/02

    Aberto

    44

    25

    Alta

    55

    57

    Baixa

    11

    12

    Fechado

    25

    38

    Gráfico (dispersão) XY

    Em colunas, posicionando valores x na primeira coluna e posicionando em colunas adjacentes os valores y correspondentes e os valores, como nos exemplos a seguir:

    Valores de X

    Valor de Y 1

    0,7

    2,7

    1,8

    3,2

    2,6

    0,08

    ou

    Valores de X

    0,7

    1,8

    2,6

    Valor de Y 1

    2,7

    3,2

    0,08

  5. Para alterar o número de linhas e colunas incluídas no gráfico, posicione o ponteiro sobre o canto inferior direito dos dados selecionados e arraste para selecionar dados adicionais. No exemplo a seguir, a tabela será expandida para incluir categorias e séries de dados adicionais.

    Selecionar mais dados para um gráfico do Office

  6. Para ver os resultados das alterações, volte para o Word ou PowerPoint.

    Observação: Quando você fecha o documento do Word ou a apresentação do PowerPoint que contém o gráfico, a tabela de dados do Excel do gráfico é fechada automaticamente.

 

 
Alterar qual eixo do gráfico é enfatizado

Depois de criar um gráfico, convém alterar a maneira como as linhas e colunas da tabela são plotadas nele. Por exemplo, sua primeira versão de um gráfico pode plotar as linhas de dados da tabela no eixo vertical do gráfico (valor) e as colunas de dados no eixo horizontal (categoria). No exemplo a seguir, o gráfico enfatiza vendas por instrumento.

Gráfico mostrando as vendas por categoria

No entanto, se quiser que o gráfico enfatize vendas por mês, é possível inverter a maneira como ele é plotado.

Gráfico mostrando as vendas por mês

  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico.

  3. Clique na guia Design do Gráfico e em Alternar Linha/Coluna.

    Clique na guia Design do Gráfico e em Alternar Linha/Coluna

    Se Alternar Linha/Coluna não estiver disponível

    A opção Alternar Linha/Coluna só é disponibilizada quando a tabela de dados do Excel do gráfico é aberta e somente para alguns tipos de gráficos. Você também pode editar os dados clicando no gráfico e editando a planilha no Excel.

 

 
Aplicar um layout de gráfico predefinido
  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico.

  3. Clique na guia Design de Gráfico e em Layout Rápido.

    Clique na guia Design do Gráfico e em Layout Rápido

  4. Clique no layout desejado.

    Para desfazer imediatamente um layout rápido que você aplicou, pressione COMMAND +Z.

 

 
Aplicar um estilo de gráfico predefinido

Estilos de gráfico são um conjunto de cores complementares e efeitos que podem ser aplicados ao seu gráfico. Quando você seleciona um estilo de gráfico, suas alterações afetam o gráfico inteiro.

  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico.

  3. Clique na guia Design de Gráfico e no estilo desejado.

    Clique na guia Design de Gráfico e depois em um estilo de gráfico

    Para ver mais estilos, aponte para um estilo e clique em Seta para Baixo Mais .

    Para desfazer imediatamente um estilo aplicado, pressione COMMAND +Z.

 

 
Adicionar um título de gráfico
  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico e na guia Design de Gráfico.

  3. Clique em Adicionar Elemento Gráfico.

    Clique na guia Design do Gráfico e depois em Adicionar Elemento Gráfico

  4. Clique em Título do Gráfico para escolher as opções de formato de título e retorne ao gráfico para digitar um título na caixa Título do Gráfico.

 

 
Criar um gráfico

É possível criar um gráfico nos aplicativos Excel, Word e PowerPoint. No entanto, os dados do gráfico são inseridos e salvos em uma planilha do Excel. Se você inserir um gráfico no Word ou no PowerPoint, será aberta uma nova planilha no Excel. Quando você salva um documento do Word ou uma apresentação do PowerPoint que contém um gráfico, os dados do Excel subjacentes do gráfico são automaticamente salvos dentro do documento do Word ou da apresentação do PowerPoint.

Observação: A Galeria de Pastas de Trabalho do Excel substitui o antigo Assistente de Gráfico. Por padrão, a Galeria de Pastas de Trabalho do Excel é aberta quando você abre o Excel. Na galeria, você pode procurar modelos e criar uma nova pasta de trabalho com base em um deles. Se não vir a Galeria de Pastas de Trabalho do Excel, no menu Arquivo, clique em Novo usando Modelo.

  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Na guia Gráficos, em Inserir Gráfico, clique em um tipo de gráfico e, em seguida, clique no que você deseja adicionar.

    Guia Gráficos, grupo Inserir Gráfico

    Quando você insere um gráfico no Word ou PowerPoint, é aberta uma planilha do Excel que contém uma tabela de dados de exemplo.

  3. No Excel, substitua os dados de exemplo pelos dados que você deseja plotar no gráfico. Se você já tem os dados em outra tabela, poderá copiar os dados dessa tabela e colá-los sobre os dados de exemplo. Confira a tabela a seguir para obter diretrizes sobre como organizar os dados para se adequar ao seu tipo de gráfico.

    Para este tipo de gráfico

    Organizar dados

    Gráfico de área, barra, coluna, rosca, linha, radar ou superfície

    Em colunas ou linhas, como nos seguintes exemplos:

     

    Série 1

    Série 2

    Categoria A

    10

    12

    Categoria B

    11

    14

    Categoria C

    9

    15

    ou

     

    Categoria A

    Categoria B

    Série 1

    10

    11

    Série 2

    12

    14

    Gráfico de bolhas

    Em colunas, posicionando valores x na primeira coluna e posicionando em colunas adjacentes os valores y correspondentes e os valores de tamanhos de bolhas, como nos exemplos a seguir:

    Valores de X

    Valor de Y 1

    Tamanho 1

    0,7

    2,7

    4

    1,8

    3,2

    5

    2,6

    0,08

    6

    Gráfico de pizza

    Em uma coluna ou linha de dados e uma coluna ou linha de rótulos de dados, como nos exemplos a seguir:

     

    Vendas

    1º trimestre

    25

    2º trimestre

    30

    3º trimestre

    45

    ou

     

    1º trimestre

    2º trimestre

    3º trimestre

    Vendas

    25

    30

    45

    Gráfico de ações

    Nas colunas ou linhas na seguinte ordem, utilizando nomes ou datas como rótulos, como nos seguintes exemplos:

     

    Aberto

    Alta

    Baixa

    Fechado

    1/5/02

    44

    55

    11

    25

    1/6/02

    25

    57

    12

    38

    ou

     

    1/5/02

    1/6/02

    Aberto

    44

    25

    Alta

    55

    57

    Baixa

    11

    12

    Fechado

    25

    38

    Gráfico (dispersão) XY

    Em colunas, posicionando valores x na primeira coluna e posicionando em colunas adjacentes os valores y correspondentes e os valores, como nos exemplos a seguir:

    Valores de X

    Valor de Y 1

    0,7

    2,7

    1,8

    3,2

    2,6

    0,08

    ou

    Valores de X

    0,7

    1,8

    2,6

    Valor de Y 1

    2,7

    3,2

    0,08

  4. Para alterar o número de linhas e colunas incluídas no gráfico, posicione o ponteiro sobre o canto inferior direito dos dados selecionados e, em seguida, arraste para selecionar dados adicionais. No exemplo a seguir, a tabela será expandida para incluir categorias e séries de dados adicionais.

    Selecionar mais dados para um gráfico do Office

  5. Para ver os resultados das alterações, volte para o Word ou PowerPoint.

    Observação: Quando você fecha o documento do Word ou a apresentação do PowerPoint que contém o gráfico, a tabela de dados do Excel do gráfico é fechada automaticamente.

 

 
Alterar qual eixo do gráfico é enfatizado

Depois de criar um gráfico, você pode querer alterar a maneira como as linhas e colunas da tabela são plotadas no gráfico.  Por exemplo, sua primeira versão de um gráfico pode plotar as linhas de dados da tabela no eixo vertical do gráfico (valor) e as colunas de dados no eixo horizontal (categoria). No exemplo a seguir, o gráfico enfatiza vendas por instrumento.

Gráfico mostrando as vendas por categoria

No entanto, se quiser que o gráfico enfatize vendas por mês, é possível inverter a maneira como ele é plotado.

Gráfico mostrando as vendas por mês

  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico.

  3. Na guia Gráficos, em Dados, clique em Plotar série por linha Plotar séries por linha ou Plotar série por coluna Plotar séries por coluna .

    Guia Gráficos, grupo Dados

    Se a opção Alternar Plotagem não estiver disponível

    A opção Alternar Plotagem só é disponibilizada quando a tabela de dados do Excel do gráfico é aberta e somente para alguns tipos de gráficos.

    1. Clique no gráfico.

    2. Na guia Gráficos, em Dados, clique na seta ao lado de Editar e em Editar Dados no Excel. Guia Gráficos, grupo Dados

 

 
Aplicar um layout de gráfico predefinido
  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico.

  3. Na guia Gráficos, em Layouts Rápidos de Gráficos, clique no layout desejado.

    Guia Gráficos, grupo Layouts Rápidos de Gráficos

    Para ver mais layouts, aponte para um e clique em Seta para Baixo Mais .

    Para desfazer imediatamente um layout rápido que você aplicou, pressione COMMAND +Z.

 

 
Aplicar um estilo de gráfico predefinido

Estilos de gráfico são um conjunto de cores complementares e efeitos que podem ser aplicados ao seu gráfico. Quando você seleciona um estilo de gráfico, suas alterações afetam o gráfico inteiro.

  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico.

  3. Na guia Gráficos, em Estilos de Gráfico, clique no estilo que deseja.

    Guia Gráficos, grupo Estilos de Gráfico

    Para ver mais estilos, aponte para um estilo e clique em Seta para Baixo Mais .

    Para desfazer imediatamente um estilo aplicado, pressione COMMAND +Z.

 

 
Adicionar um título de gráfico
  1. No menu Exibir, clique em Layout de Impressão.

  2. Clique no gráfico e na guia Layout de Gráfico.

  3. Em Rótulos, clique em Título do Gráfico e clique no título desejado.

    Guia Layout do Gráfico, grupo Rótulos

  4. Selecione o texto na caixa Título do Gráfico e digite um título do gráfico.