Notícia
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Nesta sexta-feira (01/11), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu mais uma edição do Dia D do projeto NaMoral Rio, desta vez na Escola Municipal Reverendo Pastor Martin Luther King, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio. O evento reuniu todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT), representada pela chefe de gabinete, Cristina Galvão.
A apresentação, conduzida pela coordenadora pedagógica da unidade escolar, destacou as virtudes e valores que os alunos vêm aprendendo ao longo do projeto. Durante o evento, os estudantes compartilharam suas experiências e apresentaram o herói NaMoral da escola, o "Super Mira", uma homenagem ao professor de Educação Física que é reconhecido pelos alunos por transmitir importantes valores sociais.
O ponto alto do evento foi a entrega do Kit NaMoral, um material pedagógico criado para reforçar os valores éticos e de cidadania promovidos pelo projeto. Um representante da equipe técnica do CAO Educação/MPRJ, o Pedagogo Leandro Silva de Melo, enfatizou a importância de formar cidadãos éticos e conscientes, ressaltando que o kit é um recurso essencial para fortalecer esses princípios no ambiente escolar e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Outra visita
Anteriormente, no dia 22 de outubro, o MPRJ havia realizado o Dia D do projeto NaMoral Rio na Escola Municipal Lavínia de Oliveira Escragnólle Dória, localizada na Ilha do Governador. O evento contou com a presença do secretário de Integridade, Transparência e Proteção de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Corrêa. Durante a atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental desenvolveram atividades artísticas e pedagógicas, produzindo e apresentando 15 mini redações sobre temas fundamentais como ética, respeito, empatia, cooperação e solidariedade.
As apresentações ressaltaram a importância desses valores para melhorar a convivência na escola e contribuir para uma sociedade mais justa, além de enfatizarem a necessidade de aceitar a diversidade de gênero no ambiente escolar. Os estudantes também participaram de um exercício de criatividade, escolhendo heróis imaginários que representassem pessoas da escola ou da comunidade, simbolizando integridade e respeito às diferenças.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)