NoticiasDetalhe

Notícia

Educação
MPRJ participa do projeto NaMoral em escola municipal de Coelho Neto
Publicado em Thu Aug 29 17:27:57 GMT 2024 - Atualizado em Thu Aug 29 17:25:18 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na manhã desta quinta-feira (29/08), do “Dia D” do projeto NaMoral, na Escola Municipal Monte Castelo, na Zona Norte do Rio. Alunos do oitavo ano do ensino fundamental se reuniram com a comunidade escolar para mostrar o engajamento do colégio na missão de transformar o ambiente em um local de vivências de integridade, responsabilidade, respeito, cidadania, justiça, empatia e honestidade. O evento desta quinta-feira marca a abertura do NaMoral em uma das 11 escolas envolvidas no projeto.

"O Dia D é um dia festivo de apresentação do projeto para que seja engajado por toda a escola, para que os alunos tenham a oportunidade de mostrar o que é o NaMoral, quais são os valores propostos. É uma honra pra gente estar aqui como Ministério Público divulgando o projeto que é trazer os valores, a anticorrupção nas escolas, que é onde tudo começa", explica Carolina Portela, gerente técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Educação, o CAO Educação/MPRJ.

Desde junho, quando foi selecionada pela Secretaria Municipal de Educação para representar a 6ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação, que abrange bairros da Zona Norte do Rio) no projeto, a escola vem se integrando aos conceitos do NaMoral. "Ficamos muito felizes porque é um desafio enorme que a gente não tinha como não aceitar. Os valores propostos convergem com o nosso projeto político pedagógico, pois aqui trabalhamos com uma política antirracista, anticapacitista, antibullying", descreve a professora Aira Bruno, a responsável por difundir o NaMoral entre os docentes.

A manhã em Coelho Neto foi marcada por uma feira cultural, que contou com apresentações artísticas dos alunos, como exposições sobre as regiões do Brasil, roda de capoeira, performances de ritmos regionais como carimbó e frevo, e cantorias individuais. Ao final das exibições, o colégio foi contemplado com o kit NaMoral, que conta com um baralho da integridade, um quebra-cabeça motivacional, uma caixa de ferramentas e cards motivacionais, considerado um material essencial para a aplicação do projeto.

Com as peças em mãos, a diretora Tatiana Saldanha agradeceu a iniciativa. "É tudo o que a gente quer para os nossos alunos. Que eles entendam essa cultura de paz, de pertencimento, e que se tornem agentes multiplicadores dos valores que o projeto prega", avaliou ela, ao lado do também diretor Rodrigo Tavares e da coordenadora Roberta Barros.

O NaMoral foi desenvolvido pelo MPDFT para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da honestidade e para colaborar na formação de cidadãos responsáveis. Está alinhado à visão, missão, valores e objetivos estratégicos do MPRJ e, no Rio de Janeiro, foi formatado em conjunto pelo CAO Educação/MPRJ, 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital, IERBB/MPRJ, MPDFT e Secretaria Municipal de Educação.

Por MPRJ 

educação
mprj
coelho neto
evento
projeto namoral
escola municipal
47 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar