Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, na manhã de segunda-feira (30/09), do "Dia D" do NaMoral, realizado na Escola Municipal Miguel Ramalho Novo, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A escola participa pelo segundo ano consecutivo do projeto, sendo uma das escolas que integrou o piloto do Projeto NaMoral no Rio de Janeiro em 2023.
O evento reuniu o corpo docente e alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, que assistiram a apresentações voltadas à iniciativa, como um desfile com as palavras-chaves do projeto e seus conceitos, e coreografia criada especialmente para a música tema, "Na Moral". O objetivo foi reforçar o compromisso em transformar o ambiente escolar em um lugar de vivência de valores como integridade, responsabilidade, respeito, cidadania, justiça, empatia e honestidade, desafiando cada instituição participante a criar a cultura da moralidade e da integridade na prática.
"Muito gratificante ver uma escola que participa pelo segundo ano com tanto engajamento. A gente consegue ver os impactos e os frutos que o projeto está deixando nas escolas do Rio", avaliou Carolina Portela, gerente técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Educação (CAO Educação/MPRJ), que entregou à direção o "kit NaMoral" atualizado, composto por um baralho da integridade, um quebra-cabeça motivacional, uma caixa de ferramentas e cards motivacionais.
Para Aline Brilhante, diretora-geral da E.M Miguel Ramalho Novo, o resultado da adesão ao NaMoral é visível: "Essa era uma escola com alto índice de violência entre os próprios alunos. A partir dos valores propostos e das ações práticas, conseguimos modificar o espaço e as trocas entre eles. Tanto os alunos quanto os professores compraram a ideia e o resultado é muito motivador. Que venha 2025", celebrou ela.
A escola, que integra a 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), é a sexta de um total de 11 unidades integrantes no ano de 2024 a realizar a etapa do Dia D do Projeto NaMoral. Essa etapa já foi realizada nas escolas municipais Monte Castelo, em Coelho Neto; Nilo Peçanha, em São Cristóvão; Odilon de Andrade, em Olaria, Jornalista Carlos Castelo Branco, em Cosmos e Escola Municipal Pará, em Rocha Miranda.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)