NoticiasDetalhe

Notícia

Mediação de Conflitos
IERBB/MPRJ realiza encerramento do curso de Negociação e Mediação de Conflitos
Publicado em Fri Aug 08 19:11:29 GMT 2025 - Atualizado em Fri Aug 08 19:13:02 GMT 2025

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), em parceria com o Grupo de Apoio à Autocomposição (COMPOR), realizou, nesta sexta-feira (08/08), o último encontro do curso de extensão “Negociação e Mediação de Conflitos”, voltado exclusivamente para membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Com carga horária de 46 horas distribuídas em 21 aulas, a formação foi oferecida em formato híbrido, com atividades presenciais e online.

Coordenado pelo especialista Marcelo Girade Corrêa, o curso teve como objetivo capacitar os participantes em conceitos, ferramentas e técnicas voltadas à resolução consensual de conflitos. A programação contemplou temas como escuta qualificada, comunicação não violenta, construção de rapport, justiça restaurativa, mediação institucional e negociação baseada em interesses. Além de Marcelo Corrêa, participaram como docentes a promotora de justiça Analú Librelato Longo, do Ministério Público de Santa Catarina e a mediadora Simone Bastos, mestra em Resolução de Conflitos pela Universidad Europea del Atlántico.

As aulas presenciais ocorreram nos dias 5, 6 e 7 de agosto, com exercícios simulados e práticas orientadas sobre as etapas do processo de mediação. Já os conteúdos EAD foram disponibilizados gradualmente entre maio e agosto, permitindo aos participantes flexibilidade no acompanhamento das atividades. A metodologia adotada combinou exposições teóricas, videoaulas, fóruns de discussão e materiais complementares, com tutoria ativa durante dois meses.

“O curso que termina hoje foi excelente. Ele é imprescindível para a instituição, sobretudo para os promotores que ingressam no Ministério Público”, disse a procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, uma das alunas do curso. A procuradora destacou que o curso oferece uma perspectiva institucional de atuação estratégica desde o início da carreira, o que contribui para a construção de um novo paradigma no Ministério Público. Sugeriu, também, que o curso fosse incluído na grade de capacitação dos novos promotores e ressaltou que “a sociedade está exaurida pela litigiosidade excessiva e que o Ministério Público precisa se adaptar às novas demandas sociais.”

Neste sentido, também opina a promotora de justiça Simone Rocha de Araujo, que também realizou o curso: “somos uma instituição democrática. E não há solução dentro de uma democracia que não passe pelo diálogo, seja interno, seja interinstitucional. Então, acho que a iniciativa realmente deve ser parabenizada.”. Ela chama atenção para o fato de que os operadores do Direito tendem a ser preparados para o enfrentamento, o litígio. Portanto, o curso serve de oportunidade para desenvolver empatia e habilidades de escuta.

“É um olhar vanguardista do que a gente pretende como sistema judiciário e o que a gente pretende para o Ministério Público do futuro, o Ministério Público daqui a dez anos”, classifica a assessora Larissa Borges de Souza, que destacou a grande adesão de membros do MPRJ neste curso, o que sinaliza uma mudança de cultura institucional.

A iniciativa reforça o compromisso do IERBB/MPRJ com a formação continuada e com a promoção de práticas institucionais alinhadas às diretrizes constitucionais de solução adequada de conflitos, contribuindo para uma atuação mais dialógica, acessível e eficiente no sistema de justiça.

Por IERBB/MPRJ em 08/08/2025

mprj
mediação de conflitos
compor
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar