Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (10/10), com o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves; com o secretário municipal de Saúde, Tadeu Pedroso e com o procurador-geral do município, Marcelo Macedo Dias, para esclarecer as notícias sobre possíveis exonerações de profissionais de saúde.
Nos grupos de whatsapp, houve a disseminação de informações de que funcionários haviam sido exonerados, prejudicando o atendimento à população. O prefeito negou que servidores da saúde tenham sido dispensados. Na quarta-feira (09/10), o MPRJ percorreu algumas unidades do município e verificou que de fato houve a disseminação por aplicativo de mensagens de notícias de exonerações, mas que não houve a publicação de tais exonerações e que os serviços já estavam funcionando normalmente.
Durante a reunião, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí informou
que, independente da necessidade de ajustes financeiros para a transição de governo, nenhuma demissão pode ser feita de modo a impactar os serviços do município, especialmente serviços essenciais como a saúde. Tanto o prefeito quanto o secretário de Saúde se comprometeram a não fazer tais exonerações.
Na próxima semana, as diligências por parte do MPRJ continuarão a ser feitas para que seja verificada a continuidade do atendimento e o cumprimento do compromisso expressado pelo prefeito durante a reunião.
Caso haja informação de alguma unidade de saúde na qual não esteja havendo atendimento em razão de exonerações pós- eleição, a promotoria solicita que seja encaminhada a notícia para a Ouvidoria/MPRJ no telefone 127 ou pelo site do MPRJ https://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)