Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância e Juventude/MPRJ), participou, na manhã de quarta-feira (09/10), do evento Degase no G20 - Para Além dos Muros, realizado na Casa Laura Alvim, com o objetivo de promover diálogo, cultura e aprendizado apresentando temas sobre socioeducação, favorecendo o conhecimento das ações desenvolvidas no Departamento, com vistas à interação e interlocução com os diversos segmentos da socioedade. O objetivo final é fortalecer parcerias entre o Degase e diversas instituições para apoiar o desenvolvimento social e educacional de adolescentes em situação de privação e restrição de liberdade. A abertura do evento foi feita por Victor Poubel, diretor-geral do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas.
Subcoordenadora do CAO, a promotora de Justiça Fernanda Sodré participou do debate com o tema Qualificar Projetos Novos Caminhos e Familias que Somam numa visão de Qualificação Profissional, que tratou dos resultados, impactos e experiências vivenciadas nas ações desenvolvidas no Projeto Novos Caminhos e Famílias que Somam em parceria com o SENAC nas unidades socioeducativas do Degase, apontando como os cursos de qualificação profissional podem gerar novas e reais oportunidades de transformação. A mesa foi coordenada por Evangelina Maria Dantas de Andrade, coordenadora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Degase, e contou também com a participação de Sergio Ribeiro Diretor Regional, do SENAC e Arthur Souza, subsecretário da Criança e Adolescência do Estado Rio de Janeiro e presidente do CEDCA.
"Muito importante dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Degase em busca de uma Socioeducação de qualidade. A educação e a profissionalização são pilares importantíssimos para que seja atingido o grande objetivo de qualquer medida socioeducativa, que é a interrupção da trajetória infracional dos adolescentes, possibilitando que tenham maiores oportunidades de construir uma nova história longe da prática de atos infracionais” destaca a promotora Fernanda Sodré.
A promotora de Justiça Carolina Nery Enne, coordenadora do CAO Infância e Juventude na área, infracional, também esteve presente ao evento. “É muito importante a união de todas as instituições do Sistema de Garantia de Direitos, bem como da sociedade civil. com um objetivo único de atuar em prol da Socioeducação e reinserção dos adolescentes na sociedade com possibilidades de enfrentar os desafios que a vida adulta apresenta, em especial para a população mais vulnerável”, disse a promotora.
Outros temas debatidos no evento foram De mãos dadas para transformar; Apresentação do Programa SOMOS e o resultado de alguns seus projetos Descoladamente, Gerando Amanhacer Responsável e Cãoduzindo para o Futuro; Formação e capacitação na construção de uma socioeducação mais humanizada e a importância da saúde do servidor; A importância do Programa Jovem Aprendiz para a Socioeducação: instrumento de autonomia, cidadania e inclusão social; A participação das empresas no desenvolvimento do processo socioeducativo; Infância e Adolescência, acreditar no potencial da juventude e na transformação social; e Excelencia e modernização no Degase, entre outros.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)