Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta quarta-feira (03/07), da 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), realizada na sede do MPDFT, em Brasília. Antes de tratarem da pauta oficial, os procuradores-gerais se reuniram para definir estratégias de alguns dos Grupos Nacionais do conselho. Também participou o secretário de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do CNPG, Jarbas Soares, que colocou em discussão temas prioritários para a atuação dos Ministérios Públicos brasileiros. O PGJ Luciano Mattos compartilhou a experiência e a atuação de referência do MP fluminense em temas importantes nacionalmente e que foram colocados na pauta do conselho, como o controle externo da atividade policial, o debate em torno da ADPF 635 e a atuação em grandes eventos esportivos.
Durante a reunião houve exposições por parte do conselheiro do CNJ, João Paulo Schoucair, e do corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias. O conselheiro Schoucair parabenizou o trabalho desenvolvido por Luciano Mattos no âmbito da ADPF-635, destacando que o Ministério Público teve reconhecido o seu poder de investigar e de coletar todos os microdados da Polícia Civil, o que não ocorria.
Ângelo Fabiano, por sua vez, ressaltou que a Corregedoria Nacional está empenhada em fomentar a aproximação dos promotores com a sociedade, ressaltando a importância da presença dos promotores em suas comarcas. Também foi apresentado aos participantes o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, entre outras discussões. A reunião teve como anfitrião o procurador-geral de Justiça do MPDFT, Georges Carlos Seigneur.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)