Notícia
Notícia
Foi realizada nesta quarta-feira (12/06) a solenidade de posse do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, no cargo de presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, esteve presente no evento, realizado no auditório da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
Jarbas Soares agradeceu aos presentes pela confiança e apoio na missão de construir um Ministério Público mais moderno e eficiente. "Esse MP mais lúcido, experiente, maduro, menos impulsivo, mais inteligente, coeso, consciente do seu papel no xadrez constitucional, que o CNPG buscará consolidar neste momento em que assumo a presidência", disse.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enalteceu e fez votos de sucesso ao novo presidente do conselho. "Aqui temos o lugar propício para a construção e efetivação de soluções que vençam tantos desafios", apontou Gonet, que afirmou: "Estaremos invariavelmente ao seu lado em um esforço contínuo para o engrandecimento das nossas instituições e dos direitos decorrentes da dignidade íncita às funções que o constituinte nos confiou".
Estiveram presentes representantes dos três Poderes, membros, servidores e colaboradores dos Ministérios Públicos, conselheiros do CNMP e do CNJ, ministros do STF e do STJ, representantes de entidades de classe e da sociedade civil, policiais, entre outras autoridades, familiares e amigos.
Também falaram na solenidade o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Consepre), Carlos Alberto França; o advogado Marcos Vinicius Furtado Coelho, em nome do Conselho Federal da OAB; e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Tarcísio Bonfim.
Jarbas Soares foi eleito por aclamação no dia 17 de abril e sucede o procurador-geral de Justiça do Pará, César Mattar Júnior. A posse administrativa foi realizada no dia 15 de maio, em reunião do CNPG realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)