Notícia
Notícia
Notícia
MPRJ recebe nova coordenadora de seu Centro de Pesquisas, a economista Joana Monteiro
Publicado em Mon Feb 04 21:14:53 GMT 2019
- Atualizado em Mon Feb 04 21:18:12 GMT 2019
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) passa a contar, a partir deste mês de fevereiro, com nova coordenadora à frente de seu Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ), cujo objetivo é realizar pesquisas científicas de dados relevantes, monitorar a efetividade das ações da instituição e subsidiar tecnicamente o trabalho de promotores e procuradores de Justiça, além de propor modelos conceituais e projetos de cunho inovador orientados à atuação institucional resolutiva. Na tarde desta segunda-feira (04/02), a economista Joana Monteiro foi recebida pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, nas instalações do ‘MP em Mapas’, plataforma digital que, alimentada pelo CENPE/MPRJ, reúne informações e estatísticas georreferenciadas sobre as principais áreas de atuação do MP fluminense.
O PGJ fez questão de ressaltar o perfil profissional de Joana Monteiro, que nos últimos quatro anos ocupou a presidência do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo do Estado que calcula e divulga dados referentes aos índices de criminalidade no Rio.
Doutora em Economia, Joana Monteiro mostrou-se bastante entusiasmada com as novas funções e apresentou algumas iniciativas que pretende adotar à frente do CENPE/MPRJ. “Nosso objetivo é potencializar o excelente trabalho já feito pela instituição, por meio de seu laboratório de orçamento e políticas públicas (LOPP/MPRJ), pelos laboratórios legislativo e judicial (LAL/MPRJ e LAJ/MPRJ,respectivamente) e pela ferramenta ’MP em Mapas’. Há anos o Ministério Público fluminense vem trabalhando para se tornar uma central de informações do Estado, reunindo dados dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Venho apoiar esse processo que, a partir de uma grande massa de dados gerados e coletados externa e internamente, é capaz de gerar conhecimentos que ajudem a responder questões cruciais para a instituição e para a sociedade. Assim, será possível acompanhar atentamente as contas públicas e as execuções orçamentárias em áreas cruciais, como a Saúde e a Educação. Além, é claro, do setor da Segurança Pública”, adiantou Joana que, além de toda a equipe do Centro, contará com o auxílio da economista Júlia Guerra.
Gussem destacou que o CENPE/MPRJ fará uma análise detalhada dos dados colhidos nas promotorias de Justiça de Investigação Penal, que atuam nas Centrais de Inquéritos, subsidiando uma remodelação na forma de atuar com objetivo de dar efetividade ao controle externo da atividade policial.
999
VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)