Notícia
Notícia
O subprocurador-geral de Justiça de Atuação Especializada, Claudio Varela, representando o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, recebeu uma comitiva da Rússia, nesta quinta-feira (12/02), em continuidade às iniciativas do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) de participação em debates internacionais sobre o combate ao crime organizado e de fortalecimento do diálogo institucional e a busca por cooperação técnica e acadêmica. Durante o encontro, que contou com a presença da assessora da Chefia de Gabinete e assessora internacional do MPRJ, Carina Senna, e do coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ), Fabio Corrêa, foram discutidas iniciativas de intercâmbio acadêmico com a Universidade de Tyumen.
“Recebemos representantes da Universidade de Tyumen e do Consulado-Geral da Rússia no Estado do Rio de Janeiro para discutir o intercâmbio de informações e treinamentos na área do Direito e questões práticas que envolvem a Procuradoria Russa, em especial no que tange à lavagem de capitais e à recuperação de ativos. Durante a reunião, iniciamos tratativas para trazer operadores do Direito russos a fim de capacitar membros e servidores do MPRJ em técnicas avançadas de combate ao cibercrime, sempre com a intenção de oferecer a melhor formação acadêmica a nossos membros e servidores”, destacou Claudio Varela.
Recentemente, Fabio Corrêa representou o MPRJ em reunião dos países do BRICS, realizada em Sochi, na Rússia, que reuniu autoridades jurídicas das nações integrantes do bloco com o objetivo de aproximar seus sistemas jurídicos por meio do intercâmbio de informações e boas práticas.
Após a reunião, Carina Senna conduziu os integrantes da delegação russa ao Memorial Vidas Marcadas, espaço criado pelo PGJ para dar visibilidade e acolhimento às vítimas de violência e a seus familiares, conscientizar sobre os impactos da criminalidade na sociedade e sensibilizar os integrantes do sistema de Justiça.
“Seguimos avançando na linha estabelecida pelo procurador-geral Antonio José Campos Moreira, trazendo ao Ministério Público experiências e capacitações de referência internacional, como já fizemos na Itália e em Portugal, e agora ampliando esse intercâmbio”, destacou Carina Senna.
Estiveram presentes à reunião o reitor da Universidade de Tyumen, Ivan Sergeevich Romanchuk; o primeiro vice-reitor, Andrey Viktorovich Tolstikov; o vice-reitor e diretor da Escola de Direito e Gestão, Sergey Sergeevich Zenin; o assessor da Reitoria, Ivan Sergeevich Prokhorov; o chefe do Departamento de Inovação e Ciência, Georgy Nikolaevich Suvorov; o chefe do Departamento de Política Estudantil, Denis Yuryevich Stepanchuk; e o tradutor Ruslan Igorevich Proklov; além dos representantes do Consulado-Geral da Rússia no Estado do Rio de Janeiro, Alexandr Alexandrovich Korolev e Dmitri Pentin. Também participou do encontro o coordenador especial de Relações Internacionais para a Federação Russa da UFRJ, Fabio Luiz Peres Krykhtine.
Por MPRJ
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
(Dados coletados diariamente)