Notícia
Notícia
A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) visitou, no último dia 11/04, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), marcando o início das ações previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre as instituições. O objetivo é promover o exercício pleno dos direitos da comunidade surda.
Durante o encontro, foram discutidos temas como a concessão de estágios e oportunidades para alunos surdos do Instituto, melhorias na acessibilidade da Ouvidoria do MPRJ, os projetos MP Inclusivo e Ouvidoria Itinerante, além da disponibilização de cursos e assessoria técnica ao MPRJ.
O ouvidor do MPRJ, David Faria, ressaltou a importância do acordo assinado em 2024 para garantir a promoção e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência auditiva.
“Estamos comprometidos em trabalhar juntos para criar um ambiente mais inclusivo e acessível. Essa colaboração pode trazer benefícios significativos para a sociedade, notadamente educação especializada aos membros e servidores da instituição, melhorias na acessibilidade na Ouvidoria do MPRJ, com a capacitação dos servidores que trabalham no atendimento ao público, promoção da língua de sinais, e a concessão de estágios e oportunidades para alunos do instituto", afirmou David Faria.
O ouvidor do INES, Marcelo Machado, destacou a importância de transformar a parceria em ações concretas. “A ideia foi estabelecer iniciativas que tornem efetiva essa importante parceria firmada entre o Instituto e o MPRJ”, disse.
Além dos ouvidores do MPRJ e do INES, participaram da reunião as servidoras Cristiana Carvalho e Flávia Sena, da Diretoria Administrativa da Ouvidoria do MPRJ, e os professores Carlos Túlio Medeiros, chefe da Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional do INES, e Giselly Peregrino, assessora da direção-geral do INES.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)