NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
GAECO/MPRJ participa de Simpósio de Inteligência e Segurança Cibernética
Publicado em Fri Mar 21 18:56:00 GMT 2025 - Atualizado em Fri Mar 21 18:58:23 GMT 2025

Membros do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) participaram, nos dias 19 e 20/03, do 1º Simpósio de Inteligência e Segurança Cibernética, realizado pela Abin e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. Mais de 250 representantes de 150 instituições públicas e privadas participaram dos painéis e palestras para debater o tema da segurança no ambiente cibernético.

A programação do evento foi pensada em acordo com as especificidades das atividades desempenhadas por membros e servidores do Ministério Público. Foram tratados temas como inteligência cibernética, segurança cibernética do Estado brasileiro e prevenção de ataques.

"O evento abordou questões importantes e contemporâneas referentes a medidas a serem adotadas para prevenção e resolução em caso de ataques cibernéticos. Foram abordados casos concretos, sendo de suma importância a adoção de rotinas de segurança que poderão impedir, ou, ao menos, minimizar sobremaneira, os referidos ataques", comentou a promotora de Justiça Gabriela Aguillar, subcoordenadora do GAECO.

O promotor de Justiça Marcos Davidovich também participou do evento e complementa: "O evento traz a necessidade de as instituições se prepararem e se protegerem contra ataques cibernéticos, preservando não só dados próprios como de terceiros. Como mencionado no Simpósio, 'dados são o novo petróleo' e, diante de seu grande valor atual, devem contar com ampla proteção. O Ministério Público, como gestor de dados sensíveis, deve estar preparado para os novos desafios apresentados”, disse.

Além das exposições, na quinta-feira foi realizada reunião técnica de inteligência cibernética e cibersegurança para a implementação da Política Nacional de Cibersegurança do Ministério Público, aprovada pela Resolução CNMP 294/2024. O objetivo é fortalecer a cooperação entre instituições e estabelecer redes de contatos necessários ao enfrentamento dos ataques cibernéticos.

Por MPRJ

gaeco
mprj
inteligencia
investigacao
abin
inteligencia cibernetica
ciberataques
71 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar