Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta quinta-feira (20/03), de um encontro com gestores e técnicos para discutir as Políticas Públicas para Pessoas Idosas, promovido pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes). O evento reuniu representantes de diversas regiões do estado para fazer um balanço das ações da Seijes em 2024 e apresentar o calendário de encontros regionais programados para 2025.
A mesa de abertura contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, além de outras autoridades e especialistas na área. A subcoordenadora do CAO Pessoa Idosa/MPRJ, Elisa Maria Azevedo Macedo, também acompanhou o evento.
"O Ministério Público considera prioritário o acompanhamento da atuação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro na implementação dos serviços e estruturas relativos à política pública da pessoa idosa, sobretudo porque tais estruturas são fundamentais para a efetividade dos direitos desse segmento populacional em constante crescimento", declarou Luiz Cláudio.
Pela manhã, o MPRJ, a Seijes e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi) promoveram uma capacitação voltada aos Conselhos Municipais, abordando temas essenciais para a defesa e promoção dos direitos dos idosos. No período da tarde, foi realizado um workshop do Projeto QUALIdade, iniciativa voltada à capacitação de profissionais que atuam com grupos de idosos em centros de convivência e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a diversos serviços do programa RJ para Todos e puderam participar das atividades promovidas pelo Centro de Referência e Apoio à Pessoa Idosa (Crapi), como alongamento, aulão com a população idosa e oficinas digitais. Além disso, foi instalada uma tenda para divulgar o Disque Idoso 165, canal de atendimento e orientação voltado à população idosa.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)