Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizaram, nesta segunda-feira (21/10), um evento remoto acerca da cultura da Não Contenção da Pessoa Idosa. A aula foi ministrada de forma on-line pelo promotor de Justiça do MPRJ Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, e pela professora da Universidade de Brasília (UNB) Aline Albuquerque. O encontro marcou o lançamento de um e-book, material informativo gratuito que será disponibilizado ao público em parceria com o Observatório Direitos dos Pacientes, pautando os conhecimentos sedimentados a respeito do tema debatido.
Luiz Cláudio, professor do IERBB/MPRJ e titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Campos dos Goytacazes, evidenciou a importância de a instituição contribuir com o tema a partir do lançamento do e-book: "Este é um material feito pra reunir nossos conhecimentos, mostrar o que foi construído ao longo dos anos, mas também permitir que outros atores que estejam no cenário do Direito da Pessoa Idosa contribuam com críticas e novas colocações, dando margem à criação de um novo e-book mais elaborado posteriormente, visto que buscamos educar sobre a contenção e direitos, com diretrizes e informações relevantes para profissionais de saúde e cuidadores, promovendo práticas mais éticas". O palestrante ainda explicou a atuação do MPRJ acerca dos direitos da Pessoa Idosa: "O Ministério Público atua na proteção dos direitos do idoso de maneira assídua, com fiscalização e investigações, buscando garantir que as instituições respeitem as normas de cuidado."
A professora e pesquisadora Aline Albuquerque explicou como funciona a estrutura do e-book: "Nosso material aborda questões singulares e únicas no cenário internacional, visto que a pesquisa traz assuntos pouco discutidos a partir de um duplo-enfoque, um relacionado às ILPI´s e o outro relacionado aos serviços de saúde". Aline ressaltou a importância da sociedade no cuidado e na busca por direitos. "É vital unir esforços para garantir e fiscalizar os direitos da Pessoa Idosa. A sociedade deve estar atenta e exigir práticas que respeitem a dignidade e a autonomia do idoso, visto que a contenção comprovadamente é vista como danosa ao indivíduo."
Ao final do evento os palestrantes abriram o encontro para debates, responderam às perguntas feitas pelos presentes na reunião e disponibilizaram canais de atendimento no site do IERBB/MPRJ, local em que o e-book estará disponível, tornando eficiente o diálogo e a manutenção dos direitos da Pessoa Idosa. A íntegra do evento pode ser assistida AQUI.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)