Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Pessoa Idosa/MPRJ), da 5ª Promotoria de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa da Capital e do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ), participou da edição 2024 do congresso GeriatRio, realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro (SBGG-RJ). O evento, que começou na quinta-feira (03/10) e foi até o sábado (05/10), teve como tema central “O protagonismo da pessoa idosa nos seus diferentes percursos”.
Representantes da equipe técnica do NATEM/MPRJ submeteram dois trabalhos científicos que foram aprovados para apresentação na modalidade de pôster eletrônico: “O panorama das instituições de longa permanência para idosos no município do Rio de Janeiro” e “Contenção ambiental: cuidado ou violação de direitos?”. Os trabalhos retrataram demandas relevantes do cotidiano de atuação profissional dos técnicos do NATEM/MPRJ no atendimento de casos envolvendo pessoas idosas, e que foram apresehtadas no congresso.
Pela Coordenação do CAO Pessoa Idosa foi ressaltado o quão importante é o investimento na qualificação permanente dos profissionais que integram as equipes técnicas de apoio ministerial, sendo a sua excelência confirmada pelos trabalhos apresentados neste importante evento de vulto na temática da pessoa idosa.
A promotora de Justiça Cristiane Branquinho, da 5ª Promotoria de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa da Capital, foi uma das debatedoras da mesa “Incapacidade cognitiva e consequências legais”, ao lado do psiquiatra Leonardo Meyer, que aconteceu também na sexta-feira e teve como palestrante o doutor e mestre em Direito Civil, Vitor Almeida.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)