Notícia
Notícia
A partir de uma atuação preventiva do Ministério Público Eleitoral (MPE), o Município de Vassouras teve, neste domingo (06/10), a eleição mais limpa de sua história. Ao atenderem recomendação expedida pela 41ª Promotoria Eleitoral, as coligações e partidos políticos garantiram que não houvesse um registro sequer de derrame de santinhos nas ruas da cidade. Além de ter evitado o voo da madrugada, a recomendação do MPE também contribuiu para impedir a entrega de santinhos na porta dos locais de votação, a chamada boca de urna.
“Os partidos políticos e os candidatos do Município de Vassouras foram exemplares, nestas eleições de 2024. É possível uma eleição limpa, com uma cidade organizada e preocupada com um meio ambiente equilibrado”, disse a promotora de Justiça Renata Cossatis, acrescentando que foi entregue grande parte do material de campanha nas dependências do Fórum com destino à reciclagem. “Isso é elevar uma eleição brasileira a níveis civilizatórios dignos de reconhecimento”, avaliou a promotora da 41ª Promotoria Eleitoral.
Entre as recomendações expedidas, a Promotoria Eleitoral indicava a entrega, no Fórum de Vassouras, entre 22h01 e 23h de sábado (05/10), de todos os santinhos e materiais similares para descarte ou acautelamento até o dia seguinte ao pleito. Para isso, o MPE contou com o auxílio da Justiça Eleitoral, que garantiu local e recursos humanos para receber o material e guardá-lo. A Promotoria Eleitoral oficiou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para auxiliar no direcionamento do material para reciclagem.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)