Notícia
Notícia
Na 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), realizado no Espírito Santo, os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos estaduais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul discutiram a elaboração de um termo de cooperação entre os MPs para promover ações integradas contra o crime organizado e a sonegação fiscal. Nesta sexta-feira (09/08), os PGJs dialogaram com os chefes dos Executivos dos estados em agenda institucional para o alinhamento de ações e fortalecimento da cooperação.
Com foco na prevenção, na recuperação de ativos e no combate à lavagem de dinheiro, a colaboração também deverá abordar outros desafios globais relacionados às mudanças climáticas e à gestão ambiental equilibrada. "O evento coloca procuradores-gerais de Justiça e governadores frente a frente para a discussão de temas importantes para a população, em destaque a segurança pública", disse o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. O tema da segurança esteve inserido nas discussões promovidas pelo COSUD, que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em sua abertura. Em sua fala, o ministro abordou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública (PEC). A proposta pretende alcançar a unificação das polícias. Segundo a PEC, a intenção é fazer com que exista um boletim de ocorrência único para todos os estados.
O COSUD reúne governadores e gestores dos sete estados das regiões Sul e Sudeste. Foi criado em 2019 para fortalecer a cooperação entre os governos das regiões e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)