Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, na quinta-feira (08/08), da abertura da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), na região de Pedra Azul, no município de Domingos Martins, no Espírito Santo. O COSUD, que reúne governadores e gestores dos sete estados das regiões Sul e Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), foi criado em 2019 para fortalecer a cooperação entre os governos das regiões e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais.
Na abertura do evento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, falou da importância da colaboração entre os entes federativos. "A Segurança Pública, assim como a Saúde e a Educação, merece ser colocada na Constituição, para permitir que a União tenha um papel maior na coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, que por ter sido criado por uma lei ordinária, não tem o condão de promover a integração dos entes federados", destacou o ministro.
O COSUD Pedra Azul, tem como temas centrais a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate das edições anteriores sobre a segurança pública. Na sexta-feira (09), tiveram início os 14 grupos de trabalho (GTs) com a participação de secretários estaduais das duas regiões.
Os participantes debatem nos Grupos de Trabalho 14 temas específicos: Agricultura e Pecuária, Defesa Civil e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento, Direitos Humanos, Juventude e Políticas para as Mulheres/Desenvolvimento Social, Educação, Esportes, Governança/Procuradoria/Planejamento, Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano, Inovação e Governo Digital, Saúde, Segurança, Turismo, Fazenda/Previdência/Controladoria e Cultura.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)