Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e a Polícia Civil, por meio do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e das 72ª (São Gonçalo) e 56ª (Comendador Soares) Delegacias de Polícia, cumprem, na manhã desta terça-feira (18/07), oito mandados de prisão e 14 de busca e apreensão contra integrantes da milícia liderada por Danilo Dias Lima, conhecido como Tandera. Um dos alvos da Operação Conexão 32 é Gilson Ingracio de Souza Júnior, conhecido como Juninho Varão. De acordo com a denúncia do MPRJ, oferecida em 11 de janeiro de 2023, ele atua como braço armado e financeiro da organização criminosa, participando diretamente da compra de armas de fogo e munições.
Os mandados expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa estão sendo cumpridos em Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. A ação conta com o apoio de agentes da Corregedoria da Polícia Militar e da Coordenadoria de Recursos Especiais - CORE, da Polícia Civil
Ainda segundo o GAECO/MPRJ, o grupo atuaria nos bairros Danon, Conjunto da Marinha, Dom Bosco e Grão Pará, entre outros, situados na localidade conhecida como Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu, Santa Cruz e adjacências. Os demais alvos dos mandados são apontados como responsáveis pelo tráfico de armas, dominação de território, extorsões, homicídios e monopólio no fornecimento de bens essenciais e serviços públicos.
Investigações do GAECO/MPRJ e da 56ª DP, apontaram para a existência de dois núcleos principais na organização criminosa. Ao primeiro núcleo, cabia a coordenação e divisão de tarefas entre os integrantes do grupo, a organização da segurança armada, através de rondas armadas realizadas na região sob o domínio da organização criminosa, bem como o planejamento de crimes de homicídio e extorsões. O segundo núcleo era responsável pelo monitoramento das forças de segurança na região dominada pelo grupo criminoso.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)