NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Estudantes de Direito visitam exposição 131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro
Publicado em Wed Apr 26 19:01:34 GMT 2023 - Atualizado em Wed Apr 26 19:01:53 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, na tarde desta terça-feira (25/04), estudantes de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para uma visita guiada à exposição “131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro”, em exibição no corredor cultural da Instituição. Ao todo, 31 alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a atuação ministerial e aprender sobre a história do MPRJ contada pelo acervo do CDM/MPRJ.

A servidora Nataraj Trinta, historiadora do CDM/MPRJ, foi responsável por guiar os estudantes pelo espaço, formado por um acervo histórico digital, totens sobre membros ilustres do MPRJ, estante com livros históricos sobre a Instituição, painéis informativos, entre outros itens. O procurador de Justiça Augusto Vianna, Ouvidor do MPRJ, palestrou aos alunos sobre a evolução da atuação institucional e destacou a importância da proximidade da sociedade com a história do MPRJ.

“As iniciativas desenvolvidas pela Instituição que trazem estudantes a conhecer o MPRJ são importantes no sentido de esclarecer à população sobre o papel institucional, transformando esses estudantes em agentes replicadores da atuação do MPRJ. Os alunos voltam às suas casas, aos seus estágios, e falam sobre a história da Instituição, tornando-a mais conhecida pela sociedade”, concluiu o Ouvidor.

Após a fala de Augusto, foi exibido um vídeo do procurador de Justiça Márcio Klang, coordenador do CDM/MPRJ, explicando o conteúdo do acervo. Também participou do evento a promotora de Justiça Roberta Rosa, coordenadora de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), que contou aos alunos algumas de suas experiências de atuação e tirou dúvidas sobre o cotidiano de trabalho do promotor de Justiça.

Durante a visita, os alunos ainda assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento da Ouvidoria do MPRJ, conduzida pelos servidores Leonardo Braga e Ingrid Wachsmuth, e visitaram a mostra "Incomensurável Paixão" guiados pela artista Isabela Francisco, sobre violência contra a mulher, exibida no subsolo do edifício-sede do MPRJ até 28 de abril.

A exposição “131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro” é aberta ao público e está em cartaz no Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves (Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon, 4º andar). Todas as visitas individuais ou em grupo devem ser agendadas previamente por e-mail (memória.secretaria@mprj.mp.br), telefone (21-3970-3381) e WhatsApp (21-99352-8197).

Por MPRJ

mprj
exposição
centro de memória
estudantes de direito
visita guiada
258 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar