Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante/MPRJ, participou neste domingo (02/04) da 10ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizada no Posto 12, na praia do Leblon. O ouvidor do MPRJ, procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes; a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH); a promotora de Justiça Carolina Senra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência (CAO Cível e Pessoa com Deficiência) e integrantes da equipe da ouvidoria realizaram os atendimentos no ônibus do MPRJ e explicaram aos participantes sobre a atuação do Ministério Público em relação ao autismo e outros temas. Foram feitos cerca de 40 atendimentos, entre registros de denúncias e orientações. As manifestações serão encaminhadas aos respectivos Centros de Apoio do MPRJ, para que sejam transformadas em ações e projetos que atendam às demandas de inclusão.
“Sem dúvida a presença da Ouvidoria nesses eventos aproxima a instituição da sociedade, fortalecendo a luta por um mundo mais consciente das necessidades e direitos dos autistas, pessoas na sua plenitude que merecem respeito, inclusão e igualdade. O autismo não limita as pessoas, mas o preconceito sim”, afirmou Augusto Vianna.
A caminhada foi promovida pelo Grupo Mundo Azul, e, além do atendimento prestado pelo MPRJ, o evento contou com brincadeiras e atividades para pais e crianças.
"Esse é um movimento de extrema importância, assim como o atendimento da Ouvidoria. Ainda há muito desconhecimento em relação ao tema e cada pessoa autista é única. É preciso ter um olhar voltado para a individualidade de cada um. Hoje foi um dia de muito aprendizado", ressaltou Patrícia Carvão.
A Ouvidoria é o principal meio de comunicação da sociedade com o MPRJ e a Ouvidoria Itinerante permite que as pessoas possam tirar suas dúvidas e fazer suas reclamações com mais agilidade, tendo um canal direto com os representantes ministeriais, que anotam as queixas e, posteriormente, encaminham para as promotorias responsáveis para a adoção das medidas cabíveis.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e comemorado no dia 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem o intuito de compartilhar informações concretas sobre o assunto, alertando os governantes e a sociedade sobre a questão e ajudando a extinguir preconceitos e discriminações. Segundo informações do grupo Mundo Azul, calcula-se que o Brasil tenha, pelo menos, 2 milhões de autistas.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)