NoticiasDetalhe

Notícia

Ouvidoria
Rio de Janeiro
'Ouvidoria Itinerante da Mulher' realiza atendimento na Praça Onze
Publicado em Mon Aug 08 19:14:44 GMT 2022 - Atualizado em Mon Mar 20 16:13:57 GMT 2023

Para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher, a Ouvidoria do MPRJ levou, nesta segunda-feira (08/08), o projeto 'Ouvidoria Itinerante da Mulher' ao Centro de Artes Calouste Gulbenkian, onde funciona o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga (CEAM Chiquinha Gonzaga), na Praça Onze, para atendimento ao público. Das 9h às 14h, uma equipe composta por mulheres e capacitada para atendimento humanizado, registrou denúncias de violência doméstica e esclareceu dúvidas. O atendimento foi realizado em espaços individuais, dentro do ônibus do MPRJ, estacionado no local.     

A professora de dança Ana Cristina Vieira de Melo contou que tomou conhecimento que o serviço da Ouvidoria do MPRJ estaria na Praça XI e seguiu para o local em busca de orientação para a sua demanda. “É uma iniciativa muito importante, porque às vezes a gente se sente muito abandonada pelo sistema. Foi possível relatar com calma, de forma tranquila e mais acolhida. Além da orientação também é possível acompanhar o trâmite da denúncia”, disse.   

O ouvidor da instituição, procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes, comentou o retorno do projeto Ouvidoria Itinerante. “Hoje retomamos as atividades da Ouvidoria itinerante do MPRJ, após período pandêmico. E o fizemos com as atividades com a ‘Ouvidoria Itinerante da Mulher’, ferramenta do canal Ouvidoria da Mulher do MPRJ, que buscar ouvir da mulher nos espaços públicos suas demandas perante a instituição. O fato de sermos capazes de ouvir, informar e acolher é um instrumento para garantir a cidadania,” disse o ouvidor do MPRJ. 

“É significativo para a Ouvidoria do MPRJ poder retomar a realização das Ouvidorias Itinerantes, colaborando ativamente com a rede de enfrentamento da violência contra as mulheres, em um ambiente que propicia o acesso à cultura e aos equipamentos públicos da rede referenciada de apoio”, pontuou a coordenadora da Ouvidoria da Mulher, promotora de Justiça Gabriela Tabet.  

O projeto 'Ouvidoria Itinerante da Mulher' faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo MPRJ no mês em que se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha, o “Agosto Lilás”. Na próxima quarta-feira (10/08), o MPRJ inaugura a Ouvidoria da Mulher, um canal voltado para o atendimento especial a mulheres vítimas de todas as formas de violência.  

A Ouvidoria do MPRJ atende nos telefones 127 (capital) e (21) 3883-4600 (demais localidades), de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 9 às 17h. As comunicações também podem ser registradas via formulário eletrônico, 24h (todos os dias da semana).   

 

Por MPRJ

ouvidoria
ouvidoria itinerante
ouvidoria mprj
ouvidoria da mulher
300 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar