Notícia
Notícia
Notícia
MPRJ homenageia procuradora de Justiça Tânia Maria Salles Moreira dando seu nome ao edifício-sede do CRAAI Duque de Caxias
Publicado em Wed Dec 16 18:34:01 GMT 2020
- Atualizado em Wed Dec 16 18:38:26 GMT 2020
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) prestou homenagem, nesta quarta-feira (16/12), à procuradora de Justiça Tânia Maria Salles Moreira, falecida em 2004, dando o seu nome à sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Duque de Caxias. Além do novo letreiro de identificação do edifício-sede do CRAAI, foi inaugurado um quadro com uma gravura em grafite da procuradora, na área interna do prédio.
A cerimônia contou com a presença do secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros, que representou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, do coordenador do CRAAI Duque de Caxias, promotor de Justiça Cesar Rampazzo, e de dois sobrinhos de Tânia, Saulo Alexandre Salles Moreira e Úrsula Arabella Salles Moreira.
Dimitrius destacou o papel pioneiro exercido pela procuradora junto à Comarca de Duque de Caxias. “Quando chegou a Duque de Caxias, Tânia encontrou um ambiente extremamente hostil ao MPRJ no Tribunal do Júri, e conseguiu reverter essa situação atuando com muita dedicação e sensibilidade, perante os grandes problemas causados pelos grupos de extermínio que se concentravam na Comarca. Com estes atributos, exerceu importante papel de convencimento junto ao corpo de jurados, trazendo credibilidade à palavra do MPRJ. É difícil imaginar alguém com tanta identificação e cujo trabalho tivesse tanta consequência para a cidade e para essa Comarca como a doutora Tânia”, destacou Dimitrius em seu discurso.
Coordenador do CRAAI de Duque de Caxias, Cesar Rampazzo lembrou do respeito conquistado pela procuradora junto ao sistema judicial, durante o tempo em que atuou pelo MPRJ. “A participação firme da doutora Tânia contra os grupos de extermínio, além do amor e dignidade com que representou o Parquet, fizeram com ela se tornasse uma das pessoas que forjou esta instituição. Era uma batalhadora e lembrada até hoje, nos corredores do Fórum de Duque de Caxias, como uma profissional exemplar, que vestia a camisa do MPRJ”, afirmou.
Sobrinho da homenageada, o advogado Saulo Alexandre Salles Moreira agradeceu em nome da família da procuradora. “Este evento é muito importante pois resgata um pouco da sua história junto ao MPRJ, em especial aquilo que ela conseguiu construir na Comarca de Duque de Caxias, principalmente no Tribunal do Júri. É um reconhecimento à toda dedicação que ela prestou à instituição”, disse.
Nascida em 1951, Tânia ingressou no MPRJ no ano de 1983 como promotora de Justiça e, em 1997, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça. Durante o tempo em que esteve no Parquet, atuou nas Comarcas de Campos dos Goytacazes e Magé, mas foi em Duque de Caxias, onde passou a atuar em 1989, que se destacou em suas participações no Tribunal do Júri, em especial nos casos em que atuou contra grupos de extermínio que existiam no município.
Por MPRJ

*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)