NoticiasDetalhe

Notícia

Mediação de Conflitos
MPRJ inicia o 11º Curso de Formação de Mediadores de Conflitos
Publicado em Wed Apr 03 15:47:48 GMT 2019 - Atualizado em Wed Apr 03 15:47:43 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ) e do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), iniciou nesta segunda-feira (01/04) as aulas do “11º Curso de Formação de Mediadores de Conflitos”. Falaram à turma a coordenadora do CEMEAR/MPRJ, Anna Maria Di Masi; a gerente de facilitação do CEMEAR/MPRJ, Renata Cordeiro; e a professora Célia Passos,  doutora em Psicologia Social pela UERJ.

Anna Maria Di Masi explica que o curso percorre desde uma abordagem histórica sobre mediação até as aulas temáticas, sempre com exercícios simulados, com o objetivo de capacitar membros, servidores e profissionais de instituições parceiras (como a PM e o Colégio Pedro II) em técnicas de mediação. A ideia do Centro é desenvolver ações visando ao tratamento adequado dos conflitos e à solução consensual de demandas.

“O curso busca continuar implementando a política de autocomposição de conflitos, seguindo todas as diretrizes do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), para que o MPRJ tenha cada vez mais autonomia com a capacitação de seus promotores, servidores e parceiros”, comentou Di Masi, que antecipou: “A intenção é conseguirmos interiorizar essa capacitação para criar os núcleos regionais de mediação”.

Com carga horária total de 60 horas, o curso avança do módulo básico ao temático em 15 encontros. Neste primeiro dia, foi feita uma introdução sobre a política pública de resolução de conflitos, sobre a base legal envolvendo a matéria, além de uma iniciação aos sistemas multiportas de resolução de conflitos.

Sempre às segundas-feiras, das 13h30 às 17h30, o curso trabalhará nas próximas aulas temas como a Teoria do Conflito, Técnicas de Negociação e de Comunicação, Neurociência, Escolas de Mediação, Diálogos com Múltiplas Partes, Justiça Restaurativa, entre outros.

 

Sobre o CEMEAR/MPRJ

De maneira inovadora, o CEMEAR/MPRJ oferece atendimento especializado, por meio de sua equipe multidisciplinar, em sua Câmara de Cuidados e Valorização da Vítima (CCVV) e Câmara de Atenção ao Ofensor (CAOF), espaços que proporcionam suporte às pessoas atendidas e suas redes, articulando-se, principalmente, com as práticas restaurativas.

O CEMEAR/MPRJ é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por onze facilitadores de diálogo e uma equipe técnica que conta com dois psicólogos e uma assistente social. Sua atividade é supervisionada por uma gerente, em atuação conjunta à Coordenadora e Subcoordenadora do Centro.

 

 

 

 

cemear
iep
sistema restaurativo
iep mprj
mediação de conflitos
450 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar