Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, realizou nesta segunda-feira (11/02) a solenidade de recepção dos novos procuradores de Justiça da instituição, os ex-promotores de Justiça Hélio José Ferreira Rocha e Nélia Nahid de Carvalho de Paola. A cerimônia, realizada no auditório Procurador de Justiça Simão Isaac Benjó, foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e contou com as presenças dos integrantes do órgão colegiado; da corregedora-geral do MPRJ, procuradora de Justiça Luciana Sapha; do presidente da Associação do MPRJ (AMPERJ), procurador de Justiça Ertulei Laureano Matos; e da presidente do Centro dos Procuradores de Justiça do MPRJ (CEPROJUS/MPRJ), procuradora de Justiça Maria do Carmo dos Santos Casa Nova; além de diversos membros da instituição.
O procurador de Justiça Cláudio Henrique da Cruz Viana, secretário do Órgão Especial, foi o responsável pela leitura do Termo de Recepção aos novos procuradores, enquanto o procurador de Justiça Marlon Oberst Cordovil discursou saudando Hélio e Nélia, também em nome do órgão colegiado. Os dois novos procuradores escolheram como madrinha, para acompanhá-los durante a assinatura do termo de posse, a promotora de Justiça Ângela Maria Castro.
Ao discursar em nome dos empossados, Hélio José Ferreira Rocha relembrou sua trajetória no MPRJ e o convívio com o pai de Eduardo Gussem, o procurador de Justiça José Ivanir Gussem, falecido em 2017. “Quando eu comecei minha trajetória em Volta Redonda, em 1979, tive a sorte de conhecer o doutor José Ivanir, que na época tinha o dobro da minha idade e me deu ensinamentos preciosos com relação à instituição, ensinamentos estes que tenho procurado transmitir aos membros mais novos. Vivemos, sim, tempos estranhos mas nada me faz crer que sejam tempos piores do que o passado. Quando ingressei no MPRJ, vivíamos uma época de exceção, cercada de medo. Ou seja, os tempos, por si só, sempre são estranhos mas o presente é o único tempo em que podemos atuar. E, nesse sentido, nossa instituição tem um papel fundamental para que o tempo que está por vir seja cercado de menos incertezas”, declarou o novo procurador de Justiça.
Nélia Nahid de Carvalho de Paola, que ingressou na instituição em 1983 e leu o Termo de Compromisso em nome dos novos procuradores, se disse preparada para os novos desafios. “Tenho me preparado muito para a atuação em segunda instância e essa promoção me fez passar a estudar mais, me preparar para a análise de outras demandas. É uma grande honra, 36 anos após ingressar no MPRJ, fazer parte da Procuradoria. Eu me sinto recompensada e estou aprendendo muito com a nova função”, afirmou.
(Dados coletados diariamente)