NoticiasDetalhe

Notícia

Direitos Humanos
MPRJ participa de evento em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica
Publicado em Fri Aug 31 16:55:25 GMT 2018 - Atualizado em Fri Aug 31 16:55:17 GMT 2018

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ), esteve presente no evento em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na quarta-feira (29/08). O encontro foi uma iniciativa da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio (CEDS Rio) e reuniu representantes de direitos humanos, autoridades da Prefeitura, movimentos sociais LGBT, e ativistas da causa lésbica. A promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira esteve no evento e aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade das instituições terem dados sobre crimes relacionados a lesbofobia, números esses que muito frequentemente são solicitados ao MPRJ. “Somente apresentando números podemos criar estatísticas para estabelecer politicas públicas necessárias” enfatizou.

O coordenador da Diversidade, Nélio Georgini, apresentou a expansão do canal de atendimento da prefeitura para o público LGBT. Essa medida torna possível abrir um chamado para casos de preconceito e LGBTfobia no município, tirar dúvidas específicas sobre serviços de saúde para população transexual e informações sobre infecções sexualmente transmissíveis( ISTs), assim como sua prevenção e tratamento. O acesso a esse canal pode ser feito através do site, aplicativo ou telefone.

O subsecretário municipal de Diretos Humanos, Gustavo Proença, ressaltou a importância do atendimento às minorias sociais, como por exemplo, as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A delegada responsável pelas Delegacias de Atendimento à Mulher do Estado do Rio (DEAMs), Gabriella Von Beauvais, falou sobre a importância de sensibilizar  policiais civis no acolhimento às mulheres lésbicas vítimas de machismo, agressões, lesbofobia e estupros corretivos, inclusive, com aplicação da lei Maria da Penha. Durante o encontro a ativista lésbica Carolina Caldas prestou uma homenagem à vereadora Marielle Franco, com a exibição de um vídeo com duração de dois minutos.

mprj
assessoria de direitos humanos e minorias do mprj
adhm
lgbt
162 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar