Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou, nesta terça-feira (13/12), com a 58ª Delegacia de Polícia Civil (Posse), a operação “Red Card”, com objetivo de desarticular uma quadrilha que praticava fraude em pagamentos eletrônicos de fretes e de vale pedágio no ramo de transportes rodoviários de cargas. A operação cumpriu cinco dos sete mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão de computadores e cadernos de anotações.
O MPRJ instaurou inquérito sobre o caso após o fato ser noticiado à delegacia pela empresa que administra o cartão onde são creditados os valores. Sob demanda das transportadoras, a empresa credita valores nesse cartão para que motoristas façam saques e recebam pelo frete. Em janeiro deste ano, dois clientes alertaram a empresa sobre transações não autorizadas.
De acordo com a denúncia oferecida pela GAECO, as investigações desvendaram a existência de um esquema bem articulado para fraudar o sistema de pagamentos da empresa e que contava com a participação de ex-funcionário de uma transportadora lesada, motoristas e um técnico de informática.
O esquema era dividido em três etapas: a criação de uma página falsa da empresa administradora do cartão, com envio de e-mail para as transportadoras; contato com a empresa transportadora solicitando troca da senha no sistema, usando um link falso; e a abordagem de motoristas para obter cartões e efetuar recarga, para posteriormente sacar os recursos.
Os denunciados vão responder por organização criminosa (artigo 2º da Lei 12.850/2013) e estelionato em continuidade delitiva (artigo 171 c/c 71 do CP).
(Dados coletados diariamente)