Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para uma visita guiada, nesta terça-feira (21/10). A atividade promovida pelo CDM busca apresentar aos jovens o papel do Ministério Público e o valor da preservação da memória na construção da cidadania.
A programação teve início no Memorial “Vidas Marcadas”, com a apresentação do espaço pela assessora da Subprocuradoria-Geral de Direitos Humanos e Proteção à Vítima, a procuradora de Justiça Patricia Leite Carvão, que abordou temas como crimes de ódio, violência de gênero, infâncias perdidas e criminalidade organizada.
Em seguida, os alunos visitaram as exposições “Congressos e Encontros” e “50 anos da fusão”, guiados pela historiadora Nayara Santos e pela estagiária de História Anne Marrie Mesquita, que explicaram o campo de atuação do MPRJ e o trabalho de preservação e difusão do acervo histórico do CDM.
Os estudantes também participaram de atividades práticas, que incluíram um jogo educativo sobre os Três Poderes e uma oficina de conservação documental, conduzida pelo arquivista Kevyn Gonçalves e pela estagiária de Arquivologia Nicolle Santos. A simulação buscou aproximar os participantes das práticas de preservação realizadas pelo memorial e destacar a importância da memória institucional para o fortalecimento da cidadania.
Ao fim da visita, os estudantes destacaram a relevância da experiência para compreender, na prática, o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)