NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ lidera interações nas redes sociais entre Ministérios Públicos estaduais e tem campanha reconhecida nacionalmente
Publicado em Fri Aug 08 12:41:52 GMT 2025 - Atualizado em Fri Aug 08 19:19:42 GMT 2025

Durante a programação do XIX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça 2025 (CONBRASCOM), realizado em São Luís, no Maranhão, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu o prêmio “Top 10 em Interações nas Redes – Sistema de Justiça”, concedido pela plataforma Social Media Gov, especializada em comunicação pública. No levantamento referente ao primeiro semestre de 2025, o MPRJ conquistou o 1º lugar entre todos os Ministérios Públicos estaduais no ranking de instituições com maior interação com a população nas redes sociais.

A premiação reconhece iniciativas das assessorias de comunicação do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, dos tribunais de contas e demais instituições, nos âmbitos estadual e federal. O resultado reforça o papel estratégico da comunicação institucional na aproximação com a sociedade, por meio de conteúdos de interesse público e campanhas de conscientização. A Social Media Gov avalia métricas de engajamento como curtidas, comentários, compartilhamentos e outras interações em diferentes plataformas. O desempenho do MPRJ demonstra que o trabalho realizado nas redes sociais gera efetiva interação com a população, a partir da divulgação das ações da administração e dos órgãos de execução.

Além do primeiro lugar em interações, também foi destaque na premiação a Campanha de Combate ao Racismo nos Estádios – #EstamosVigilantes, que alcançou repercussão nacional e ficou no Top 10 entre os conteúdos mais engajadores de todo o Sistema de Justiça. O trabalho executado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ) em parceria com o Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ), promoveu uma campanha articulada com a Conmebol, CBF e clubes, voltada à prevenção e combate ao racismo durante as competições internacionais, Libertadores e Sul-Americana, no Rio de Janeiro.

A ação conta com a presença in loco dos promotores de Justiça nos principais estádios da capital durante as partidas, e a exibição nos telões do vídeo contra o racismo divulgando a atuação. A iniciativa reuniu, de forma inédita, CBF, Conmebol, os quatro grandes clubes cariocas, jogadores, jornalistas, profissionais que atuam nas arenas, e torcedores brasileiros e estrangeiros, com a mensagem de que denunciar o racismo é dever de todos.

A repercussão foi expressiva: no Instagram do MPRJ, a campanha chega a quase 2 milhões de visualizações, com mais de 49 mil curtidas, 797 comentários, 856 salvamentos e 1.171 compartilhamentos. Na imprensa, foi destaque em G1, O Globo, UOL, Metrópoles, VEJA, Tupi FM, TNT Sports, Globo Esporte, Jornal dos Sports, Portal Terra, Correio Braziliense, Meia Hora, entre outros. Mais do que visibilidade ao tema, foram gerados resultados concretos, com a identificação de casos, prisões em flagrante, seguidas de denúncia e condenação de torcedores por prática racista em jogos no Maracanã e no Nilton Santos.

Veja essa e outras campanhas no link:
ttps://www.mprj.mp.br/comunicacao/coordenadoria-de-comunicacao/campanhas
 
Por MPRJ



 

codcom mprj
top 10 em interações nas redes ¿ sistema de justiça
social media gov
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar