Notícia
Notícia
Membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participaram, nesta quinta-feira (20/03), do seminário "Ministério Público e os criptoativos: oportunidades e o combate às atividades ilícitas", promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Unidade Nacional de Capacitação (UNCMP), em Brasília. O evento, que segue até amanhã (21/03), é uma iniciativa do CNMP em parceria com a Coordenadoria de Inteligência da Investigação (CI2/MPRJ), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e as empresas Binance, maior plataforma global de negociação de criptomoedas, e Chainalysis, referência mundial em análise de blockchains.
No primeiro dia do seminário, que debate regulação, segurança e investigação de criptoativos, a Binance apresentou um panorama do setor cripto com a palestra "A indústria cripto em 2024 e perspectivas para 2025". Em seguida, a Chainalysis divulgou o relatório "2025’s Chainalysis Crypto Crime Report", destacando análises sobre atividades ilícitas relacionadas a criptoativos.
Pela manhã, a mesa-redonda "Ativos Virtuais no Brasil: Diálogo Institucional e Perspectivas para o Futuro" reuniu representantes da Receita Federal (RFB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e das empresas apoiadoras. Já no período da tarde, o painel "Prevenção e Repressão à lavagem de capitais com criptoativos" contou com a explanação do coordenador da CI2/MPRJ, promotor de Justiça Francisco Cardoso.
"O evento democratiza o conhecimento na área de criptoativos, franqueando acesso aos distintos ramos e unidades do MP brasileiro às mais eficientes ferramentas e técnicas de identificação e rastreamento de operações suspeitas envolvendo criptoativos. E isso faz toda a diferença na atuação persecutória patrimonial do Ministério Público, impactando diretamente a qualidade e a eficácia de nossa atuação", ressaltou Francisco Cardoso.
Encerrando as atividades do primeiro dia, o último painel abordou investigações envolvendo criptoativos e os desafios da cooperação entre autoridades públicas e privadas, com a participação de representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), CVM e Ministério da Justiça.
Nesta sexta-feira (21/03), o evento segue com uma capacitação intensiva sobre investigações envolvendo ativos virtuais, voltada para membros do Ministério Público e convidados. O treinamento presencial será conduzido por especialistas com ampla experiência na área.
O seminário contou com a presença dos promotores de Justiça Fábio Corrêa, coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ); André Luis Cardoso, integrante do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ); Sérgio Luis Lopes Pereira, integrante do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ); e o major Rafael Laidens, gerente de Inteligência da CSI/CI2.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)