NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ participa do 9º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos
Publicado em Fri Mar 14 14:42:56 GMT 2025 - Atualizado em Fri Mar 14 14:44:22 GMT 2025

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, participou do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos (Enastic), realizado na sede do MP do Ceará, na cidade de Fortaleza, entre os dias 12/03 e 14/03. A 9ª edição do evento apresentou ideias, soluções e experiências exitosas para impulsionar a transformação digital no Ministério Público brasileiro. O encontro foi promovido em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o J.Ex., um movimento de inovação e tecnologia que prepara instituições e profissionais para o Sistema de Justiça do futuro. Além de acompanhar os painéis, exposições e palestras, membros do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) apresentaram projetos desenvolvidos pela instituição.

Anfitrião do evento, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, destacou que este é o momento de pensar e construir o futuro da Justiça e do Ministério Público, de modo a alcançar agilidade nas respostas e otimização nas rotinas de trabalho e de atendimento à população. Para isso, avalia que, além do investimento em ferramentas e sistemas que utilizam novas tecnologias, é fundamental promover uma mudança de cultura organizacional, com abertura ao aprendizado e foco na capacitação.

O conselheiro do CNMP Moacyr Rey pontuou que o evento representa a oportunidade para conhecer novas iniciativas e sedimentar esse caminho para o futuro. “Este é um ambiente pensado para conectar os Ministérios Públicos, compartilhar soluções e enfrentar, de forma conjunta, os desafios da transformação digital. Ao compartilhar iniciativas, buscamos disseminar soluções que possam ser adaptadas em outras unidades do Ministério Público, maximizando o impacto das soluções e promovendo um ecossistema de inovação colaborativo”, avaliou o conselheiro do CNMP, Moacyr Rey Filho.

O coordenador de Cie¿ncia de Dados do MPRJ, Sidney Rosa, fez uma apresentação sobre como a utilização de um banco de grafos pode ajudar o Ministério Público em investigações e na análise de dados. Ele demonstrou utilizações já em teste e caminhos possíveis. A utilização de grafos permite estruturar dados em um formato que facilita a análise da relação entre diferentes objetos (pessoas, empresas). Esse tipo de banco de dados é especialmente útil em investigações complexas, pois permite a análise de redes de conexões, identificando padrões e relações ocultas entre dados, o que pode ser crucial em casos de crimes organizados, fraudes ou investigações de corrupção.

Na quarta-feira (12/04), antes do Enastic, o MPCE e o CNMP promoveram uma mostra de soluções de inovação e tecnologia do MP Brasileiro. Na ocasião foram apresentados quatro projetos desenvolvidos pelo MPRJ: Simulador, Hub Gestão do Território, Avatar Integra e Leiturabilidade AÍ. Mais informações sobre os projetos neste link.
 
O 9º Enastic reuniu gestores e líderes do MP brasileiro, especialistas de mercado e agentes transformadores para debater os rumos da inovação no Ministério Público. No encerramento, houve uma premiação para as unidades com maior destaque na área. O Enastic é um conjunto de encontros segmentados voltado para a troca de conhecimento e a colaboração entre as instituições. É promovido pelo J.Ex, um movimento de Inovação e Tecnologia criado em 2014 para preparar instituições e profissionais para o Sistema de Justiça do futuro, atuando com consultorias em inovação, programas de educação corporativa, organização de eventos e produção de conteúdos especializados. O Enastic MP já aconteceu em Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Palmas.

Por MPRJ

cnmp
mprj
tecnologia
institucional
evento
inovação
fortaleza
mpce
enastic
62 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar