NoticiasDetalhe

Notícia

Ouvidoria
Ouvidoria/MPRJ recebeu mais de 250 mil comunicações nos últimos 4 anos
Publicado em Wed Nov 13 12:52:27 GMT 2024 - Atualizado em Wed Nov 13 12:52:11 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria/MPRJ, recebeu, entre os anos de 2021 e 2024, o total de 251.796 comunicações. Cada comunicação recebida é analisada pela equipe da Ouvidoria, distribuída para as estruturas internas responsáveis por adotar as medidas adequadas ao caso ou finalizada sem que precise ser feito o encaminhamento à Promotoria de Justiça. Em 2023, ano com o maior número de comunicações, cerca de 90 mil, mais da metade (47 mil) foi resolvida pela própria equipe da Ouvidoria, sem necessidade de encaminhamentos. Esse feito representou um aumento em relação a 2020, onde foram recebidas aproximadamente 48 mil e cerca de 10% foram resolvidas sem remessa às promotorias, de janeiro ao final de outubro deste ano, a Ouvidoria/MPRJ recebeu 61.300 comunicações, sendo a maioria nas áreas de Investigação Penal, Cidadania, Eleitoral, Educação e Saúde.

Na atual gestão, em agosto de 2022, foi inaugurada a Ouvidoria da Mulher, um canal voltado para o atendimento especial a mulheres vítimas de todas as formas de violência e que oferece atendimento presencial em uma área reservada. Também foram realizados estudos e treinamentos constantes da equipe. Até o final do ano, será inaugurada uma nova sede da Ouvidoria/MPRJ, com acesso exclusivo para o público externo, e sistema de controle de acesso e segurança. As salas foram pensadas para acolher da melhor forma as pessoas que procurarem atendimento, com um mobiliário lúdico para receber mães e filhos. E um novo sistema, com formulário destinado a cada área de atuação, está sendo elaborado com o objetivo de agilizar o trabalho e aumentar a resolutividade das demandas da Ouvidoria.

“A sociedade passou a acessar mais a Ouvidoria, resultado de um trabalho diário de aproximação com o cidadão, demonstrando a importância da nossa instituição e construindo um sentimento na sociedade de pertencimento”, ressaltou o procurador de Justiça e Ouvidor do MPRJ, Augusto Vianna.

Por MPRJ

cidadania
saúde
educação
mprj
eleitoral
investigação penal
ouvidoria
ouvidoria itinerante
ouvidoria da mulher
comunicações recebidas
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar