Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro participou, nesta terça-feira (05/11), do 3º Encontro Nacional do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. Em sua terceira edição, o evento, que tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre a política nacional e institucional referente à localização e identificação de pessoas desaparecidas, contou com palestras e oficinas, abordando temas como a nova configuração do Comitê Nacional do Sinalid.
Pelo MPRJ, a promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, coordenadora de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (Cemear/MPRJ), mediou a oficina “Rede de busca (institucionalização, desinstitucionalização, reinserção social e desaparecimento)”. Já o servidor André Luiz de Souza Cruz, gestor do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), integrou, como expositor, o painel "Breve apresentação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos - Sinalid e Apresentação dos membros do PLIDs presentes”. Como mediador, André Luiz também esteve na oficina “Óbitos e desaparecidos”.
Roberta Ribeiro falou sobre o trabalho desenvolvido, que vem dando enfoque nas equipes técnicas das unidades de saúde, das unidades de acolhimento e da experiência construída junto ao Instituto Nacional de Infectologia da FIOCRUZ. Ressaltou a organização desse fluxo da utilização dos profissionais da assistência dos pacientes com o manejo da plataforma tecnológica do PLID, a partir da prática profissional deles dentro da unidade de saúde. Uma interaçção que vem garantindo bons resultados na perspectiva de busca dos familiares, e de referências de cuidado dessas pessoas.
"Entendemos que é imprescindível a realização de encontros no âmbito do CNMP pelo Comitê Gestor do Sinalid, para que possamos fortalecer e entender os entraves existentes para enfrentamento dessa problemática. O MPRJ vem se debruçando sobre o problema e construindo soluções para o enfrentamento desse problema do desaparecimento. E percebemos a importância desse trabalho em momentos como o que vivenciamos neste encontro em Brasília", pontuou a promotora.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)