NoticiasDetalhe

Notícia

Saúde
MPRJ firma acordo para isentar cobrança de ICMS na importação de remédio para doença rara
Publicado em Tue Oct 15 08:20:09 GMT 2024 - Atualizado em Tue Oct 15 08:20:01 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em atuação conjunta da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé e do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ), com apoio do CAO Saúde, firmou termo de ajustamento de conduta com o Estado do Rio de Janeiro, para que sejam providenciados os esforços necessários no sentido de internalizar a autorização de Convênio/CONFAZ que prevê isenção de ICMS na operação de importação do medicamento Elevidys.

O remédio de custo milionário é utilizado para o tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença neuromuscular genética, que se caracteriza como um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível no tecido muscular.

O termo de ajustamento de conduta destaca que as crianças, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, possuem primazia no recebimento de proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, preferência na formulação e na execução das políticas públicas e precedência no atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. Também ressalta que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) instituiu o Convênio ICMS 56/2024, que autoriza a concessão de isenção do ICMS nas operações com o referido medicamento.

O acordo estabelece que o Estado promova todos os esforços e medidas necessárias para a adequação da legislação estadual a fim de internalizar a autorização do convênio e conceder a isenção do ICMS em quaisquer operações com o medicamento Elevidys, nos termos do Convênio ICMS 56/2024. Isso inclui a execução de estudo com estimativa do impacto orçamentário-financeiro da medida, bem como envio de projeto de lei à Alerj internalizando o Convênio ICMS 56/2024, entre outras ações.

Além de contemplar o interesse coletivo de crianças nesta situação, o acordo beneficia  uma criança fluminense, de 7 anos, portadora da doença, em situação de urgência e risco de vida, e que já havia obtido decisão judicial, determinando que a União custeasse a aquisição do medicamento, já comprado, reconhecendo-se imunidade tributária recíproca na hipótese, de modo a afastar a exigência de recolhimento do ICMS de 3,78 milhões de reais.

Por MPRJ

gaesf
icms
termo de ajustamento de conduta
medicamento raro
isenção de icms na operação de importação do medicamento elevidys
distrofia muscular de duchenne
125 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar