Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Santa Cruz, realizou, nesta quinta-feira (17/10), palestra sobre educação e prevenção ao abuso sexual infantil para 40 alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Golda Meir, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A palestra foi proferida pela promotora de Justiça Monica Martino Pinheiro Marques, titular da Promotoria, e faz parte do projeto “Educar é Proteger”.
Ela ressalta a importância de levar aos profissionais das unidades escolares as informações necessárias para identificar a ocorrência do abuso sexual infantil, para a devida notificação às autoridades competentes e o efetivo combate a essa prática criminosa. "Hoje enfatizei os perigos da internet, explicando a importância de manter contato apenas com pessoas conhecidas. As crianças participaram ativamente, fazendo perguntas e contando suas experiências. A mais importante forma de prevenção contra o abuso sexual infantil é ensinar sobre os perigos, as formas de abuso, como se comportar e onde buscar ajuda", afirmou Monica Martino.
A palestra também foi acompanhada pela diretora da escola, Isabella Santos de Almeida, que já solicitou o agendamento de novas palestras para outras turmas. O projeto está no banco de projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) representando o MPRJ, e já percorreu várias escolas da Zona Oeste.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)