Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), realizou, nesta quinta-feira (10/10), uma visita institucional ao Centro de Controle Operacional da Segurança Pública de Tanguá e à Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado. O MPRJ tem um acordo de cooperação firmado com o Município de Tanguá para o desenvolvimento de iniciativas que utilizam práticas restaurativas e metodologias de gestão de conflitos com a guarda municipal. A visita é um desdobramento da capacitação.
No centro de controle, a equipe da CEMEAR/MPRJ foi recebida pelo comandante da Guarda Municipal de Tanguá, Wesley Lopes, que mostrou o funcionamento dos painéis de vídeo wall , que recebem as imagens de dezenas de câmeras de alta tecnologia espalhadas pela cidade, além das estatísticas dos atendimentos realizados pela ronda escolar. Na escola, os integrantes do MPRJ conheceram o trabalho de aproximação realizado pela guarda municipal com alunos e professores e o cotidiano da ronda escolar.
“A possibilidade de visitar e verificar no território o impacto positivo da capacitação realizada com a guarda municipal, demonstra a importância da parceria firmada com o Município de Tanguá, cujos depoimentos dos profissionais apontam a relação direta do conhecimento às ferramentas de gestão de conflito para o bom desenvolvimento do trabalho dos servidores públicos em prol dos munícipes”, afirma a promotora de Justiça Roberta Rosa, coordenadora da CEMEAR/MPRJ.
Em julho, foi realizado no Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) o curso "Técnicas Elementares de Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos”, destinado aos agentes, com foco no estabelecimento de valores, técnicas para mediação de conflitos e práticas restaurativas relacionados ao cotidiano dos guardas municipais.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)