Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, participou, nesta quarta-feira (09/10), da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. O encontro reuniu autoridades para discutir propostas voltadas ao aprimoramento da atuação do Ministério Público. O secretário de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira, também esteve presente.
A reunião foi conduzida pelo presidente do CNPG, Jarbas Soares, que destacou temas prioritários para os Ministérios Públicos de todo o país. Entre os tópicos discutidos, foi apresentada a Ferramenta de Automação de Tarefas com Utilização de Inteligência Artificial (FRATRIA), pelo promotor de Justiça do MPBA, Fabrício Patury. A ferramenta utiliza inteligência artificial para automatizar a análise de inquéritos policiais relacionados ao tráfico de drogas e crimes correlatos, oferecendo ao membro do MP um resumo do inquérito, recomendações de ações e minutas de peças jurídicas.
A reunião contou ainda com a presença do secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mario Luiz Sarrubbo, que expressou a necessidade de criar uma recomendação com diretrizes para o uso de informações contidas nos Relatórios de Inteligência Financeira (RIF), produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). A orientação foi acatada pelos conselheiros.
Além disso, foram definidas as datas para a eleição da nova presidência do CNPG, que ocorrerá em 21 de novembro, e a formação do novo conselho nacional, marcada para 10 de junho de 2025. Na ocasião, os participantes também puderam conhecer o novo site do CNPG, que conta com tecnologia avançada e navegação mais intuitiva, proporcionando uma experiência mais eficiente para seus usuários.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)