Notícia
Notícia
O coordenador do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), promotor de Justiça Fabio Corrêa, palestrou na reunião dos países membros do BRICS — grupo econômico formal reunindo cinco das maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A palestra ocorreu no âmbito da IV Olimpíada Internacional de Segurança Financeira, nesta segunda-feira (30/09). O evento acontece em Sochi, na Rússia, até o dia 4 de outubro.
O objetivo da conferência é discutir questões relacionadas à segurança financeira global, incluindo medidas para prevenir crimes financeiros e minimizar o envolvimento de jovens em atividades criminosas. O encontro reúne representantes das Unidades de Inteligência Financeira (UIFs), embaixadas, autoridades competentes e comunidade acadêmica dos países membros do BRICS.
No painel sobre segurança financeira, Fabio Corrêa destacou a importância de combater o uso de criptomoedas e apostas online (Bets) pelo crime organizado. "O crime organizado global tenta se infiltrar no ambiente financeiro virtual, principalmente para lavar dinheiro. As investigações financeiras são essenciais para descobrir essas atividades, e a segurança financeira é igualmente importante para prevenir tais práticas", afirmou.
O promotor ressaltou ainda os desafios para as autoridades. "É necessário criar mecanismos eficientes de investigação financeira e regulamentar as transações virtuais. Esses mecanismos são fundamentais para identificar atividades ilícitas e garantir a recuperação de ativos", explicou.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)