Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), em apoio ao GAECO Regional de Visconde do Rio Branco/MG (GAECO Zona da Mata), cumpre três mandados de prisão e de busca e apreensão no Complexo Penitenciário de Gericinó em Bangu e na Cadeia Pública Juíza Patrícia Acioli, em São Gonçalo, nesta quinta-feira (26/09). A operação Mecanismo IV do GAECO/MPMG envolve as principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho no Estado de Minas Gerais. A ação conta com o apoio de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP/RJ).
Nesta fase da operação, o GAECO/MPMG cumpre sete mandados de prisão preventiva, inclusive do líder da facção criminosa em Minas, que se encontra acautelado no Rio de Janeiro, e 12 mandados de busca e apreensão, simultaneamente, nas cidades do Rio de Janeiro, Muriaé, Juiz de Fora e Cataguases.
O GAECO/MPMG denunciou sete pessoas pelos crimes de organização criminosa armada, corrupção ativa e ingresso, promoção ou facilitação de ingresso de aparelhos celulares em estabelecimento prisional. Segundo o MPMG, foi apurada a existência de, pelo menos, quatro núcleos da facção em Minas Gerais, que agiam, inclusive, no interior de estabelecimentos penais de Minas e do Rio de Janeiro.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)