Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) participou do 1º Workshop de Integração Digital promovido pela Subsecretaria de Inteligência Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESP). O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (23/08), no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio.
Pelo MPRJ estiveram presentes integrantes do GAECO/MPRJ e a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Santa Cruz, Mônica Martino Marques; além de servidores do GAECO/MPRJ e da Assessoria de Atribuição Originária Criminal (AAOCRIM/MPRJ).
O encontro integra uma série de workshops voltados ao fortalecimento da parceria entre o setor público e plataformas digitais que conversam com a segurança pública, a fim de promover maior integração entre as forças de segurança. Na abertura, o
secretário de Segurança Victor dos Santos ressaltou a crescente demanda por dados oficiais à Segurança Pública. "Em uma investigação, o tempo é fundamental. A ideia aqui é trocar ideias, no sentido de aprimorar e acelerar a informação e entender como cada um de nós pode contribuir para a rapidez do processo", afirmou.
Para a promotora de Justiça Mônica Martino Marques, a comunicação direta com as empresas possibilita ao Ministério Público um melhor desenvolvimento das investigações e, portanto, uma elucidação mais célere dos casos. "Tanto a abertura do canal de comunicação como a apresentação da forma na qual a plataforma deseja ser instada são essenciais para o fortalecimento da parceria público privada com objetivo de combate aos mais diversos crimes", destacou.
A interação entre as instituições, observou a promotora Heloísa Moura, é essencial para se chegar com êxito a um resultado final. "Como o Ministério Público tem a possibilidade da investigação direta, foram importantes as ferramentas que eles nos apresentaram, e a forma como devemos acessá-las. Ninguém trabalha sozinho", disse.
Os palestrantes convidados foram três especialistas em segurança de grandes plataformas como Uber, OLX e Google. Marcello Simões, Paulo Nascimento e Antônio Trigueiro, respectivamente, explicaram como as empresas, apesar de algumas sensibilidades, podem colaborar com as forças de segurança, os procedimentos para a requisição de dados e informações, os tipos de dados disponíveis e a atuação na prevenção de fraudes.
Também participaram do workshop representantes de entidades como Secretaria de Estado das Polícias Civil e Militar, de Administração Penitenciária e da Casa Civil, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Instituto de Segurança Pública, Forças Armadas, Controladoria-Geral do Estado, Guarda Municipal, Metrô Rio e Supervia, entre outras.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)