Notícia
Notícia
O procurador de Justiça Ricardo Ribeiro Martins tomou posse, nesta sexta-feira (21/06), como corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça, ele exercerá o cargo no biênio 2024/2026, com mandato entre o dia 23 de junho de 2024 e 22 de junho de 2026. Ricardo Martins foi candidato único e recebeu 147 votos, de um total de 164 eleitores aptos ao pleito. Houve seis votos em branco e 11 nulos. Estiveram presentes promotores e procuradores de Justiça, ex- procuradores-gerais de Justiça, servidores e desembargadores, entre outras autoridades, além de familiares e amigos do empossado.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, presidiu a sessão solene, realizada no auditório Procurador de Justiça Simão Isaac Benjó, no 9º andar do prédio das Procuradorias. Ele agradeceu o trabalho desempenhado por Ricardo Martins no primeiro mandato à frente da Corregedoria e desejou sucesso para os próximos dois anos.
“Quero continuar contando com a parceria e com esse ambiente colaborativo que produzimos no primeiro mandato. Nosso trabalho foi desenvolvido com muita dedicação e apoio e acreditamos em um projeto inovador, de um Ministério Público proativo e resolutivo, para que possamos encontrar resultados e resolver os problemas do cidadão, nos aproximando cada vez mais desse novo olhar que devemos ter no cumprimento da nossa missão, a missão constitucional. Desejo muito sucesso na sua gestão, conte sempre com a Procuradoria-Geral de Justiça”, afirmou Luciano Mattos.
Ricardo Martins dirigiu-se à tribuna para fazer a leitura do termo de compromisso. Em seguida, o termo de posse foi lido pela procuradora de Justiça Carla Araújo, secretária do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Ricardo agradeceu o apoio recebido da família, amigos e colegas do Ministério Público.
“Gostaria de agradecer a presença de todos, e em especial quero cumprimentar a ex-corregedora Luciana Sapha, minha antecessora, que me deixou já uma casa arrumada, um caminho pronto e mais fácil de ser percorrido. Nosso propósito é prevenir os problemas e orientar sempre através do diálogo permanente. Nesses dois anos de mandato, constatei que os colegas do Ministério Público têm um efetivo compromisso com a instituição e dão o seu melhor, com dedicação, sacrifício e integridade. Claro que sempre é possível realizarmos mais, mas são colegas valorosos e brilhantes, como todos aqui nesse Órgão Especial. Muito obrigado a todos pelo carinho e pela atenção”, ressaltou o corregedor.
Ricardo Ribeiro Martins
Ricardo Ribeiro Martins ingressou no MPRJ em 1986, dois anos após graduar-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Promovido a procurador de Justiça em 2001, exerceu os cargos de subcorregedor-geral (2007), subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Criminais e Direitos Humanos (2019/2020) e corregedor-geral (2022/2024). Foi membro eleito pelos promotores de Justiça para o Conselho Superior nos biênios 2015/16 e 2017/18.
Corregedoria-Geral
A Corregedoria-Geral é o Órgão da Administração Superior do MPRJ encarregado da orientação e da fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros ministeriais, sendo o corregedor-geral membro nato do Conselho Superior do Ministério Público e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)