Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, na quinta-feira (30/11), reunião com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e com o secretário municipal de Assistência Social, Adilson Pires, para tratar de questões relativas à população em situação de rua. O encontro foi um desdobramento de reunião ocorrida na segunda-feira (27/11) entre promotores de Justiça de diversas áreas de atuação e o prefeito Eduardo Paes, que, na ocasião, indicou os dois secretários como interlocutores do tema com o MPRJ.
As tratativas entre os representantes da Prefeitura do Rio e os promotores de Justiça com atribuição na área são acompanhadas pela Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), que mantém um grupo de trabalho específico sobre população em situação de rua.
“A situação da população em situação de rua é objeto de atuação institucional de vários órgãos do MPRJ, e por isso é importante o alinhamento de estratégias para um trabalho conjunto face a um problema tão delicado”, explicou a procuradora de Justiça, Patrícia Carvão, coordenadora da COGEPDPH/MPRJ).
Segundo a promotora de Justiça Gláucia Santana, que atua na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Assistência Social, o propósito do MPRJ é ofertar ao município sugestões de providências para o aprimoramento da política pública voltada à população em situação de rua.
“A reunião de quinta-feira foi muito produtiva, com a participação das promotorias que têm interface com a assistência social. Tivemos a oportunidade de expor sobre as questões mais delicadas da rede de atenção à saúde das pessoas em situação de rua e dos equipamentos e estruturas de acolhimento”, destacou Gláucia, que anunciou o prosseguimento das conversas em novas reuniões.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)