NoticiasDetalhe

Notícia

Cidadania
MPRJ recomenda que Rio das Ostras adote meios de cobrar multas por ações que geraram danos aos cofres públicos
Publicado em Mon Nov 27 14:50:55 GMT 2023 - Atualizado em Mon Nov 27 15:15:25 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, expediu Recomendação para que a Prefeitura de Rio das Ostras providencie meios para que a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) sejam capazes de cobrar multas e débitos, aplicados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aos agentes municipais que geraram danos aos cofres públicos.

A Recomendação é para que o prefeito apresente, no prazo de 120 dias, plano para prover de pessoal e insumos suficientes a SMF e a PGM, com objetivo de permitir uma cobrança adequada e em tempo hábil dos débitos imputados e das multas cominadas pelo TCE.

A promotoria leva em consideração a tese fixada pelo Supremo tribunal Federal (tema 642) de que é dever do município cobrar as multas aplicadas aos agentes municipais por ações que resultem em danos ao erário.  Destaca, entretanto, que o Município de Rio das Ostras informou que a estrutura de pessoal é totalmente deficiente para inscrição, cobrança e gestão dos créditos inadimplidos, bem como a estrutura física não é suficiente nos setores responsáveis, além de haver carência de servidores qualificados para a realização das cobranças. 

O MPRJ ressalta que a morosidade cria ambiente propício para que "o devedor lance mão de artifícios para não ser encontrado, bem como se desfaça dos bens que possui",  o que torna inócua a atuação do Tribunal de Contas.

A promotoria estipulou prazo de 15 dias para que a prefeitura informe as medidas implementadas.

Por MPRJ

recomendação
rio das ostras
tce
tribunal de contas do estado
prefeitura de rio das ostras
secretaria municipal de fazenda de rio das ostras
procuradoria-geral de rio das ostras
cobrança de multas aplicadas pelo tribunal de contas
126 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar