Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu alunos da Escola Municipal Monte Castelo, de Coelho Neto, para uma visita guiada à sua sede. O passeio realizado nesta terça-feira (21/11) é parte do projeto Calçada da Cidadania, uma iniciativa conjunta do MPRJ com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Defensoria Pública, que tem como objetivo apresentar o sistema judicial para estudantes do ensino médio e fundamental.
A visita foi iniciada pela Ouvidoria-geral, com breve explicação sobre os tipos de comunicação que o MPRJ recebe, em seguida o grupo visitou a exposição “Presenças Invisíveis”, em cartaz no Corredor Cultural do edifício-sede do MPRJ. Na exposição "131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro", os alunos foram recebidos pela coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), Patrícia Carvão, que apontou as funções do Ministério Público em diferentes áreas de atuação dentro do sistema de Justiça, além de explicar, por meio de exemplos cotidianos, os diferentes formatos para atendimento e serviço à população.
"É sempre um prazer receber os estudantes e conversar com eles sobre a atuação do MPRJ . É uma forma de aproximar a Instituição da sociedade, em especial da comunidade escolar, e fomentar a cidadania dos alunos. Eles recebem muitas informações no mesmo dia, pois percorrem outras Instituições antes de chegarem aqui, o que sem dúvida alguma tem relevância na formação de cada um deles, aumentando o repertório individual de saberes e exemplos", disse Patrícia Carvão.
Por fim, os estudantes também participaram de uma dinâmica mediada pelo arquivista do CDM/MPRJ, Kevyn Gonçalves, e estagiária de arquivologia, Evelin Rosa, onde, por meio do manuseio de peças do acervo, como cédulas, fotografias e livros, puderam conhecer alguns dos procedimentos fundamentais na preservação do acervo da instituição. Por fim, a historiadora Nayara Cristina dos Santos, que também acompanhou os estudantes, acrescentou a importância de ações que visem à preservação de itens históricos. “Através desse trabalho, nós conseguimos ter acesso à evolução do Ministério Público ao longo da história”, disse.
Calçada da Cidadania
As escolas interessadas em participar do projeto Calçada da Cidadania podem entrar em contato através do telefone (21) 99352-8197 ou do e-mail: calçadadacidadania2023@gmail.com
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)