Notícia
Notícia
Tomaram posse nesta sexta-feira (22/09) os doze membros eleitos do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio de 2023-2025. Assumiram assento no colegiado os procuradores de Justiça Marcelo Daltro Leite, Walberto Fernandes de Lima, Patrícia Glioche, Luciana Sapha Silveira, Rita de Cássia Araújo de Faria, Márcia Tamburini, Sávio Bittencourt, Carla Araujo, Márcia Alvares Pires Rodrigues e Gianfilippo de Miranda Pianezzola. A sessão solene foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. As procuradoras de Justiça Ângela Maria Silveira dos Santos e Maria Elisabete Cardoso Antunes da Costa, eleitas para a suplência dos titulares, também assinaram o termo de posse.
Decana da instituição, a procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea fez o discurso de saudação aos novos integrantes. Tellechea ressaltou a importância de uma atuação com independência, altivez e coragem, mas, sobretudo, com sensibilidade e ponderação.
O procurador de Justiça Marcelo Daltro falou em seguida em nome dos empossados, agradecendo o privilégio de representar a categoria e integrar o colegiado que reúne os mais antigos e experientes membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Daltro elogiou a condução "elegante, firme e tranquila" exercida pelo PGJ, citando-a como exemplo aos novos integrantes. "Assim, que nossos encontros, debates e embates resultem em amizade consolidada e lembranças coroadas pela convicção de que contribuímos para o engrandecimento do Ministério Público fluminense", pontuou Daltro.
Por fim, o PGJ parabenizou aos que deixam e aos que entram ao Órgão Especial, desejando equilíbrio e serenidade na "difícil e prazerosa" missão de definir os destinos da instituição. "Tenho certeza que é o que acontecerá com a nova composição. Os colegas que vêm a somar são todos experientes, com histórico de responsabilidade e equilíbrio em suas ações. Que façamos nossos debates e possamos entregar resultados que sejam verdadeiramente decisivos para a nossa instituição e para a sociedade", disse Luciano Mattos.
Os novos integrantes se juntam aos dez membros natos, os procuradores de Justiça Maria Cristina Tellechea, Márcio Klang, Marfan Vieira, José Maria Leoni de Oliveira, José Antonio Leal Pereira, Alexandre Araripe Marinho, Augusto Dourado, Heloisa Maria Alcofra Miguel, Anderson Albuquerque de Souza Lima e José Roberto Paredes.
A solenidade foi acompanhada por familiares, amigos, outros membros e servidores do MPRJ. Entre os presentes estava a subcorregedora-geral, Viviane Tavares, representando o corregedor-geral Ricardo Martins; os desembargadores Antônio Iloízio Bastos e Angelo Moreira Glioche; a juíza Lucia Glioche; o presidente da Amperj, Claudio Henrique Viana; o chefe de gabinete do MPRJ, David Faria; o diretor da Superintendência de Gestão Integrada da PMERJ, Claudius Ferreira da Silva; o decano do Conselho Superior do MPRJ, Antônio José Campos Moreira; e o secretário-geral em exercício, Bernardo Vieira.
O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça é composto pelo procurador-geral de Justiça, pela corregedora-geral do MPRJ, pelos dez procuradores de Justiça mais antigos na classe e por dez procuradores de Justiça eleitos. Compete ao órgão, dentre outras funções, dar posse ao procurador-geral de Justiça e ao corregedor-geral e propor a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações na Lei Orgânica Estadual do Ministério Público e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)