NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ leva Ouvidoria Itinerante à praça da Cinelândia, no centro do Rio
Publicado em Tue Sep 05 17:08:18 GMT 2023 - Atualizado em Tue Sep 05 17:03:05 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) levou, nesta segunda-feira, dia 04/09, à praça da Cinelândia, mais uma edição do projeto Ouvidoria Itinerante da Mulher. O evento aconteceu das 9h às 14h e foi realizado em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica/MPRJ), a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), o Detran Mulher, a Secretaria Estadual Especial das Mulheres, a Secretaria de Polícias e Promoção da Mulher e o Núcleo de Assistência ao Cidadão do Governo do Estado (NAC). Durante manhã e tarde, cidadãos puderam usufruir de serviços como expedição de documentos, cadastramento de benefícios socioassistenciais, orientação jurídica e procedimentos de beleza, como cortes de cabelo, manicure e maquiagem.

No local, o procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes, Ouvidor do MPRJ, disse que considera a Cinelândia um ponto importante para a cidade do Rio de Janeiro. "Esta praça foi e é palco de muitas manifestações populares. Nada mais justo que a Ouvidoria estar aqui, um lugar de fato frequentado pelos cidadãos", afirma ele, que espera tornar o evento cada vez mais frequente. "Sentimos que a população está ávida por serviços, está carente por projetos como este. A capital responde pela maioria das demandas em geral, restando os demais resultados distribuídos pelos diversos municípios do estado. Muitos dos quais respondem por apenas 1% da procura pelo cidadão da nossa ouvidoria. E o MPRJ precisa também estar presente no interior do estado", planeja ele.

A iniciativa marcou o aniversário da um ano da Ouvidoria da Mulher, inaugurada em 10 de agosto, e contou com o ônibus equipado do MPRJ e uma equipe a postos tanto para acolher e orientar mulheres vítimas de violência como para atender às demais demandas da população fluminense. Para a promotora de Justiça Dina Maria Furtado de Mendonça Velloso, assistente da Ouvidoria, os resultados devem ser cada vez mais efetivos: "Nosso objetivo é a proximidade. Aqui as pessoas se sentem acolhidas, contam com uma escuta qualificada. E a partir do momento que a mulher consegue tirar um documento, por exemplo, ela se empodera. É uma experiência muito gratificante pra gente", festeja.

A Ouvidoria Itinerante da Mulher faz parte de uma série de ações do MPRJ para promover um atendimento especial a mulheres vítimas de violência. Em agosto do ano passado, foi inaugurada a Ouvidoria da Mulher no edifício-sede do MPRJ. O local possui a Sala Lilás, um ambiente reservado para que a vítima se sinta acolhida e receba orientações sobre seus direitos. O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 09h às 17h. As comunicações à Ouvidoria da Mulher/MPRJ também podem ser feitas pelo Formulário ou pelos telefones 127, ramal 2 (ligação gratuita dentro do Estado do Rio de Janeiro) e (21) 3883-4600 (demais localidades), de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 08h às 20h.

Ouvidoria:

Telefone: 127 (capital) e (21) 3883-4600 (demais localidades).

De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h

Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 9 às 17h. 

denuncia
ouvidoria
mp
ouvidoria itinerante
ouvidoria da mulher
serviços
89 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar