NoticiasDetalhe

Notícia

Exposição
MPRJ inaugura a exposição Incomensurável Paixão para conscientizar mulheres sobre o ciclo da violência doméstica
Publicado em Fri Mar 03 19:30:18 GMT 2023 - Atualizado em Fri Mar 03 19:38:19 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica/MPRJ), inaugurou, nesta sexta-feira (03/03) a exposição Incomensurável Paixão, com obras da artista plástica Isabela Francisco. A mostra integra as ações do MPRJ voltadas ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira, 8 de março.

Em cartaz no Corredor Cultural do MPRJ, no subsolo do edifício-sede, no centro do Rio, a exposição já mostra a que veio logo na entrada, com duas grandes telas que impressionam devido à quantidade de camadas de tinta vermelha, cujo propósito é remeter a sangue.  As obras, que trazem muitos corações dilacerados, e apresentam nomes fortes como "Matadouro Revisitado", "Amarras", "Vergonha", "Sr. Enlaçado", "Omissão" e "Sr. Moe Dor" - esta último um coração prestes a ser moído como carne - tem como objetivo chamar a atenção para o ciclo da violência doméstica.

"Nossa proposta é usar a arte como instrumento de informação e impacto, para trazer a conscientização. A exposição fala da paixão, de violência, de como tudo começa e de como tudo pode terminar, que é com o feminicídio", explicou a procuradora de Justiça Carla Araújo, coordenadora do CAO Violência Doméstica/MPRJ.

A ideia de chamar Isabela, contou Carla, surgiu após ver as obras da artista plástica em outra exposição "Presenças Invisíveis", composta por intervenções feitas em lençóis por mulheres que sofreram violência doméstica e hoje vivem em abrigos sigilosos.  Este foi o início de Isabela trabalhando com a temática, que sempre gostou de abordar relações conturbadas entre casais. Porém, ao ser chamada para trabalhar com vítimas de violência doméstica, não parou mais. "É um assunto que está cada vez mais em voga, que tem muita importância. E o mote da exposição são essas paixões que se tornam obsessões , essa coisa pesada da qual não se consegue sair", descreveu.

Serviço:
Exposição Incomensurável Paixão
Data: a partir de 03 de março, até 28 de abril de 2023
Local: Corredor Cultural do MPRJ (Av. Marechal Câmara, 370, subsolo, Centro, Rio de Janeiro)
Entrada gratuita com apresentação de documento com foto

Por MPRJ

mprj
exposição
cao violência doméstica
corredor cultural
institucional
166 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar