NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ recebe confirmação de que, atendendo a Termo de Compromisso, dados de monitoramento do Sistema Guandu estão disponíveis no portal da Cedae
Publicado em Thu Sep 29 13:50:37 GMT 2022 - Atualizado em Fri Sep 30 08:20:16 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo Temático Temporário para garantia de Segurança Hídrica (GTT Segurança Hídrica/MPRJ), recebeu, na terça-feira (27/09), a confirmação de que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) passou a disponibilizar, em seu portal eletrônico, todas as análises dos parâmetros de qualidade de água do Sistema Guandu previstas na legislação. A medida atende ao Termo de Compromisso firmado em maio deste ano, entre o MPRJ e a companhia, que tem como objetivo aprimorar o plano de monitoramento do Sistema Guandu, efetivando a legislação que rege a matéria e adequando-se às disposições da Portaria que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Por meio do Termo de Compromisso, entre outras ações, a Cedae concordou em publicar em seu portal todos os relatórios referentes aos parâmetros de frequência de análise bimestral, trimestral e semestral, além de todas as análises requeridas pela Portaria GM/MS n. 888/2021 e n. 2472/2021, nos prazos definidos no Plano de Monitoramento. Isso inclui as análises de amostras de escherichia coli, cianobactérias, cianotoxinas, oocistos de Cryprosporidium spp. e cistos de Giardia, no ponto de captação. O cumprimento dessa obrigação foi condicionado à confecção de um dashboard explicativo, com linguagem apta à compreensão da população em geral, conferindo ampla publicidade e transparência aos resultados do monitoramento da qualidade da água.

O Termo de Compromisso contou com a interveniência do Instituto de Direito Coletivo (IDC) e destaca a ação civil pública nº 0466729-13.2015.8.19.0001, ajuizada pelo MPRJ em face da Cedae, e que cobra a melhoria do Plano de Monitoramento do Sistema Guandu e o cumprimento provisório de sentença definitiva (processo nº 0014202-76.2020.8.19.0001), que determinou o aperfeiçoamento do plano de monitoramento e a avaliação da potabilidade da água, além da verificação da rede de distribuição, de forma contínua, transparente e eficaz.

Com o dashboard explicativo, a CEDAE conferirá transparência, de maneira clara, às análises de alguns parâmetros de qualidade da água proveniente do tratamento da ETA Guandu que ainda não constavam no site da companhia. Atualmente, o monitoramento da qualidade da água na rede de distribuição, assim como a publicação dos respectivos dados, é de responsabilidade das concessionárias vencedoras dos blocos do leilão de licitação da Companhia, realizado em 2021.

Por MPRJ

mprj
transparência
cedae
termo de compromisso
qualidade da água
sistema guandu
gtt segurança hídrica
309 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar