NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ realiza evento para inaugurar cooperação entre CNMP e Inova
Publicado em Tue Aug 09 17:11:17 GMT 2022 - Atualizado em Tue Aug 09 17:11:14 GMT 2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), realizou, de 1º a 3 de agosto, um evento em conjunto com integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O encontro inaugurou a cooperação entre o CNMP e o Laboratório, que tem como objetivo aprimorar a gestão de projetos da instituição, a partir da inovação e de soluções digitais.

No primeiro dia foi realizada a abertura do evento e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, o conselheiro Moacyr Rey Filho. Em seguida, foi o momento de apresentar o Inova_MPRJ, além de compartilhar experiências e desafios, alinhando visões e expectativas para as atividades do evento e para a colaboração entre os órgãos. Estavam presentes como membros da Comissão e participantes das atividades os promotores de justiça Guilherme Zattar (MPSC) e Octávio Paulo Neto (MPPB), e a assessora-chefe da CPE/CNMP Bruna Machado Damacena Ribeiro.

Para Moacyr Rey Filho, conselheiro nacional do Ministério Público, essa parceria com o Inova reforça o papel do CNMP de atuar como plataforma para a inovação, reconhecendo as boas práticas e convergindo a atuação. “A ideia é que possamos instituir uma rede de laboratórios, de forma que todos, dentro de suas respectivas capacidades, possam contribuir com ações de impacto nacional, potencializando, assim, a identidade nacional do Ministério Público”, comentou.

No segundo dia foram realizadas duas oficinas destinadas à reflexão sobre desafios de inovação que os Ministérios Públicos enfrentam e a busca por oportunidades de transformação digital que atendam às prioridades do CNMP, gerando maior efetividade em sua atuação. Para isso, foram observadas as iniciativas em andamento na Comissão de Planejamento Estratégico e os projetos já realizados pelo Laboratório, além de um levantamento de ideias nos âmbitos de comunicação, contratações inovadoras e integração de sistemas.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Inovação do MPSC Guilherme Zattar, foi uma excelente oportunidade para conhecer o método de trabalho inovador. “Foi possível aprender como replicar esse modelo e utilizar em âmbito nacional, aproveitando para que outras unidades possam se valer de formas inovadoras para encontrar as melhores soluções, e assim prestar melhores serviços para o cidadão”, disse.

Por fim, o último dia foi voltado para oficina de modelagem de projetos e o encerramento do evento. Foi apresentado o método de trabalho do Inova_MPRJ, organizado em ciclos de seis semanas, pensando em como adequá-lo à agenda e prioridades do CNMP. Assim, o grupo planejou o escopo de trabalho para o primeiro ciclo da cooperação, com indicação de produtos, entregáveis, usos imaginados e próximos passos.

Por MPRJ

cnmp
mprj
convênio
cooperação
institucional
159 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar